O juiz Osmar Gomes dos Santos, titular da 1ª Vara do Júri de São Luís, lança sua mais recente obra de poemas e concede autógrafos em noite solene em São Luís. Intitulada Lembranças e Emoções, a obra reúne poemas que rabiscam no papel diversos momentos da vida do autor, mas que termina por ser comum a todos. O livro será lançado na noite desta quinta-feira (7), às 19h, no Restaurante Feijão de Corda (Av. Litorânea).
Segundo o próprio autor, a ideia foi resgatar várias passagens de sua vida desde a primeira infância, mas que revelam ser situações que se confundem com a história de tantas outras pessoas. “São lembranças de um passado de luta, de trabalho, da ajuda aos pais, da vida na roça e das brincadeiras de criança”, explica Osmar Gomes.
Apesar de não haver uma clara cronologia, é possível identificar pelo menos duas fases na obra. A primeira reporta às dificuldades, da vida no campo, da lida na plantação da família, da ajuda à sua mãe, quebradeira de coco. A outra fase se dá já na capital, onde Osmar Gomes chegou ainda pequeno e teve que dar continuidade ao trabalho para ajudar no sustento da família.
O juiz também esclarece que a obra não tem a pretensão de narrar uma biografia, mas apenas retratar as impressões que ele pôde captar do cotidiano vivido. “São experiências obtidas no contato com o mundo, com o outro, com as coisas. Memórias que marcaram, ficaram vivas, e que agora compartilho em um punhado de poemas, com um formato leve e cheio de significados”, destaca o autor.
Na obra é possível encontrar poemas carregados de lirismo, nos quais há uma inclinação maior para os versos ritmados e cheios de doçura, desejo, admiração pelo outro, pela natureza, pelo sagrado. Por outro lado, estão presentes poemas que remontam a vida como ela é, ora com a dureza de uma vida de escassez, ora com a alegria ingênua das brincadeiras de criança.
Essas experiências misturam-se ao longo da obra, possibilitando que o leitor seja transportado para os versos. E é esse o objetivo da obra, de acordo com o juiz, fazer com que ela ative um aquelas lembranças que ficaram guardadas, algumas quase esquecidas, mas que marcaram momentos importantes da vida do leitor.
O prefácio de Lembranças e Emoções foi escrito por Antonio Noberto, que é membro-fundador e presidente da Academia Ludovicense de Letras (ALL). A coordenação editorial, organização e projeto gráfico são de Fernando Souza, enquanto as ilustrações, capa e diagramação são de Paulo Ribeiro e a revisão ficou por conta de Fábio Oliveira.
Sobre Osmar Gomes
Osmar Gomes dos Santos é natural do Povoado Enseada Grande, Município de Cajari, interior do Maranhão. Como tantos maranhenses, teve uma infância difícil, o que o obrigou a trabalhar desde criança. Quando mudou para capital, fazia bicos de foi flanelinha e ajudante de pedreiro, virando professor particular mais tarde. Antes de ser juiz, foi aprovado também no concurso para agente e delegado de Polícia Civil.
Como escritor, tem se dedicado à produção literária e de artigos sobre o cotidiano. É ocupante da cadeira 14 da Academia Ludovicense de Letras e 18 da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.
Em seus escritos, preza pela simplicidade e carrega em altas doses de significados que se reportam aos acontecimentos fugazes, buscando retratar a essência da vida como ela é.
Marque sua presença:
O quê: Lançamento do Livro Lembranças e Emoções
Autor: Osmar Gomes dos Santos
Data: quinta-feira, 7 de junho
Horário: a partir das 19h
Local: Restaurante Feijão de Corda (Av. Litorânea, ao lado do Círculo Militar)