Poder Judiciário/Mídias/Notícias

MAGISTRATURA | Juízes são vitaliciados em cerimônia no Tribunal de Justiça

Na cerimônia, o presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, afirmou que o vitaliciamento não é uma benesse de um juiz, "mas uma garantia para o exercício da magistratura"

Publicado em 16 de Ago de 2017, 17h51. Atualizado em 17 de Ago de 2017, 8h23

Vinte e nove juízes de Direito receberam Certificado de Vitaliciamento, nesta quarta-feira (16), na Sala das Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em solenidade conduzida pelo presidente da Corte estadual de Justiça, desembargador Cleones Cunha.

“O vitaliciamento não é uma benesse de um juiz, mas é uma garantia para o exercício da magistratura”, afirmou o presidente ao abrir a cerimônia, com a presença do procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia; do presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Angelo Santos; e do procurador de Justiça, Francisco Barros.

A saudação aos juízes vitaliciados foi feita pelo desembargador Lourival Serejo. “O juiz haverá de ter três encontros: com a ética, com a Constituição e com a Justiça”, ressaltou o desembargador, falando da importância do juiz na pós-modernidade.

“O entusiasmo que vejo nos olhos dos senhores, nesta cerimônia de vitaliciamento, merece nossos elogios. No momento em que a magistratura atravessa um período crítico, como alvo de campanhas difamatórias, afirmar-se como juiz revela-se um ato de coragem e abnegação”, assinalou Lourival Serejo.

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, parabenizou os juízes vitaliciados e fez um histórico do acompanhamento e orientação do processo de vitaliciamento na magistratura. A magistrada explicou que, por meio do projeto "Trocando Ideias", a Corregedoria Geral da Justiça promoveu diversos encontros com o objetivo de discutir e aprofundar temas escolhidos pelos próprios magistrados avaliados, como forma de debater a realidade vivida, diariamente, nas comarcas do interior do Estado.

“Decidam com suas convicções e vivam a magistratura com plenitude, Justiça, liberdade, diálogo e, principalmente, com a responsabilidade que cabe a um juiz”, frisou a corregedora.

O juiz Raniel Barbosa Nunes – que falou em nome dos juízes vitaliciados – agradeceu pela escolha de seu nome para representá-los nessa importante cerimônia solene de vitaliciamento. Agradeceu também o apoio da família e de amigos. Falou de toda a trajetória desde a solenidade de posse na magistratura e a experiência nas comarcas do interior.

“A missão nunca deixou de ser desafiadora mas, com o tempo e com a ajuda da família e de amigos conquistados durante o curso de formação, a caminhada, antes tortuosa, ficou reta e revelou todo o brilho da magistratura”, afirmou o juiz, acrescentando que as comarcas pequenas, distantes dos centros urbanos, são os ambientes perfeitos para revelar a intensidade da atividade por eles desempenhada e o quanto podem fazer a diferença. “Que venham as novas jornadas e desafios”, declarou.

NOMEAÇÃO – Durante a cerimônia, o presidente do TJMA explicou que os juízes foram nomeados na gestão da desembargadora Cleonice Freire, na Presidência da Corte, no biênio 2014/2015.

CERTIFICADOS – Foram entregues Certificados de Vitaliciamento aos juízes Isaac Diego de Sousa e Silva (Comarca de São Bernardo), pelo desembargador Jorge Rachid; juiz Raniel Barbosa Nunes (Comarca de São João dos Patos), pelo desembargador Jamil Gedeon; juíza Ivna Cristina de Melo Freire (Comarca de Pindaré-Mirim), pela desembargadora Cleonice Silva Freire; juiz Samir Araújo Mohana Pinheiro (Comarca de Santa Rita), pela desembargadora Nelma Sarney; juiz Raphael Leite Guedes (Comarca de Bom Jardim), pelo presidente da AMMA, juiz Angelo Santos; juiz Tonny Carvalho Araújo Luz (Comarca de São Luís Gonzaga do Maranhão), pela desembargadora Anildes Cruz; juíza Adriana da Silva Chaves de Melo (Comarca de Morros), pelo desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos; juiz Italo Lopes Gondim (Comarca de Amarante do Maranhão), pelo desembargador Paulo Velten; juíza Muryelle Tavares Leite Gonçalves (Comarca de Magalhães de Almeida), pelo desembargador Lourival Serejo; juíza Michele Amorim Sancho Souza (Comarca de Bequimão), pelo desembargador Bernardo Rodrigues; juíza Claudilene Morais de Oliveira (Comarca de Pastos Bons), pelo desembargador José Luiz Almeida; juíza Cristina Leal Meireles (Comarca de Esperantinópolis), pelo desembargador Raimundo Barros; juiz Raphael de Jesus Serra Ribeiro Amorim (Comarca de Humberto de Campos), pelo desembargador Ricardo Duailibe; juiz Bruno Nayro de Andrade Miranda (Comarca de São Pedro da Água Branca), pelo desembargador João Santana; juíza Mayana Nadal Sant’Ana Andrade (Comarca de Buriti Bravo), pelo desembargador José de Ribamar Castro; juiz Thiago Henrique Oliveira de Avila (Comarca de Igarapé Grande), pelo desembargador Tyrone Silva; juiz Carlos Alberto Matos Brito (Comarca de Penalva), pelo procurador de Justiça, Francisco Barros; juíza Marcia Daleth Gonçalves Garcez (Comarca de Cedral), pelo desembargador Cleones Cunha; juiz Galtieri Mendes de Arruda (Comarca de Olho d’Água das Cunhãs), pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia; juiz Luiz Emilio Braúna Bittencourt Júnior (Comarca de Olinda Nova do Maranhão), pelo desembargador Jorge Rachid; juiz Eilson Santos da Silva (Comarca de Riachão), pelo desembargador Jamil Gedeon; juiz Haderson Rezende Ribeiro (Comarca de Dom Pedro), pela desembargadora Cleonice Freire; juiz José Pereira Lima Filho (Comarca de Buriti), pela desembargadora Nelma Sarney; juiz Bernardo Luiz de Melo Freire (Comarca de Poção de Pedras), pela desembargadora Anildes Cruz; juiz Douglas Lima da Guia (Comarca de Cururupu), pelo desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos; juiz Thadeu de Melo Alves (Comarca de Bacuri), pelo desembargador Paulo Velten; juíza Lyanne Pompeu de Sousa Brasil (Comarca de São Raimundo das Mangabeiras), pelo desembargador Lourival Serejo; juíza Selecina Henrique Locatelli (Comarca de Arame), pelo desembargador Raimundo Barros e a juíza Vanessa Machado Lordão (Comarca de Paulo Ramos), pelo desembargador Ricardo Duailibe.


Orquídea Santos
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

 

 

GALERIA DE FOTOS