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Telejudiciário orienta cidadão sobre processos judiciais

Publicado em 22 de Jul de 2013, 9h57. Atualizado em 22 de Jul de 2013, 9h57

Orientações sobre como ingressar com uma ação na Justiça, tipos de processos, documentação necessária e os órgãos competentes para receber e julgar processos podem ser obtidas pelo Telejudiciário – serviço gratuito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que atende pelo número 0800 707 1581.

Nos seis primeiros meses deste ano, o serviço telefônico registrou mais de 16 mil atendimentos. O número corresponde a 44% do total de ligações recebidas no ano de 2012, quando foram atendidos 37.862 chamados.

A equipe formada por 16 atendentes, um supervisor e dois auxiliares registra, em média, três mil ligações por mês, distribuídas num leque de 35 serviços diferenciados.

“O Telejudiciário é um dos mais importantes canais de comunicação entre o cidadão e o Poder Judiciário e funciona integrado à Ouvidoria, outro órgão indispensável na aproximação da sociedade com a Justiça estadual”, diz o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior.

SOLICITAÇÕES - O maior número de solicitações são consultas sobre órgãos e membros da Justiça estadual (5.539), seguido de informações sobre processos que tramitam na Justiça de 1º e 2º graus e juizados especiais (3.931). Os usuários também querem saber sobre concursos, plantão judiciário, julgamentos e outros assuntos relacionados à prestação jurisdicional.

A central recebe ainda reclamações, denúncias e solicitações sobre a conduta de servidores, juízes e serventuários e ações do Poder Judiciário, como também sugestões e críticas para melhoria das atividades.

Para os servidores do Tribunal, são oferecidos serviços de consulta de processos administrativos, acesso a formulários padrão de requerimento, registro de senha de acesso ao Portal do Servidor e informações sobre o plano de cargos, carreira e vencimentos, direitos e deveres e alterações no boletim financeiro.

SISTEMA – O serviço utiliza tecnologia moderna e é gerenciado pelo sistema ATTENDE, que, além da celeridade no atendimento aos usuários, possibilita a instalação de terminais de consulta em locais estratégicos.

A ferramenta permite que as informações referentes a denúncias, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços forenses sejam encaminhadas automaticamente à ouvidoria do TJMA, por meio de sistema unificado, garantindo mais agilidade no gerenciamento do fluxo das demandas apresentadas, desde a abertura até a sua resolução ou arquivamento.

Além do 0800 707 1581, o serviço pode ser acessado, a qualquer hora, pelo e-mail telejudiciario@tjma.jus.br.

 

Irma Helenn

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4370

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