Poder Judiciário/saude

Gastrite

 

O que é gastrite?

Gastrite é uma inflamação, infecção ou erosão da mucosa que reveste a parte interna do estômago. Pode ocorrer de forma aguda ou crônica, sendo provocada por diversas causas. As mais comuns são o uso constante de anti-inflamatórios, aspirinas, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas e presença da bactéria Helicobacter pylori.

Sintomas

Alguns sintomas da gastrite podem ser a azia e dor no estômago na região que se localiza atrás do osso esterno, indigestão, náusea, vômito, perda de apetite e sangramento.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é clínico, através do histórico do paciente, e através de um exame de endoscopia digestiva, podendo ser necessário a realização de biópsia. O tratamento da gastrite leva em consideração o que a causou e os seus sintomas. Geralmente é baseado no uso de anti-ácidos, que neutralizam o ácido gástrico já produzido; em medicamentos redutores de ácidos que permitem; bem como medicamentos contra a bactéria Helicobacter pylori.

Complicações

As complicações associadas à gastrite consistem no desenvolvimento de sangramentos posteriores a formação de úlceras.

Principais orientações

  • Diminua o consumo de alimentos que possam irritar a mucosa do estômago, aumentando a acidez, principalmente as frituras;

  • Evite também o fumo e as bebidas alcoólicas;

  • Não permaneça por muito tempo em jejum, pois sem alimentos, o ácido gástrico pode lesionar o estômago;

  • Não se automedique. O uso prolongado de alguns anti-inflamatórios pode piorar a gastrite.