Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove Semana de Valorização da Pessoa Idosa

A programação inclui palestra e seminário, com inscrições abertas, visita ao Asilo de Mendicidade de São Luís, dentre outras atividades

Publicado em 23 de Set de 2025, 15h30. Atualizado em 26 de Set de 2025, 12h45
Por Ascom/TJMA

Com o intuito de homenagear, enaltecer conquistas e sensibilizar a população idosa sobre direitos e desafios enfrentados, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promove a Semana de Valorização da Pessoa Idosa de 29/9 a 3/10

Durante o período, serão promovidas iniciativas e campanhas de sensibilização voltadas a magistrados, magistradas, servidores, servidoras e à sociedade. 

A programação inclui palestra, seminário, oficina, visita ao Asilo de Mendicidade de São Luís, assinatura de portaria conjunta, lançamento do sistema de Medidas Protetivas de Urgência On-line  da Pessoa Idosa, dentre outras atividades na capital.

A iniciativa – promovida pelo Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária à Pessoa Idosa - em parceria com o Comitê de Diversidade, o Núcleo Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejur) e a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).

ABERTURA – PALESTRA SOBRE ETARISMO E APOSENTADORIA

A abertura da Semana acontecerá no dia 29/9, a partir das 10h até as 12h, com a palestra “Etarismo e Aposentadoria: Desafios e Novas Perspectivas”, com o professor Cidinho Marques, voltada para magistradas/os e servidoras/es do Judiciário e público externo. 

Inscrições abertas

O evento será realizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, no auditório José Joaquim Filgueiras, no Calhau, com 100 vagas disponíveis e inscrições abertas até o dia 24/9. A iniciativa tem o apoio da Esmam, responsável pela organização.

O coordenador do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária à Pessoa Idosa, desembargador Jorge Rachid, ressalta que a ação busca estimular a reflexão sobre o etarismo, discriminação baseada na idade e seus impactos no processo de aposentadoria, destacando novas perspectivas para a valorização da experiência, da diversidade geracional e da reinvenção pessoal e profissional.

"A proposta é fomentar um debate que valorize o papel social das pessoas mais velhas, reconhecendo a importância de sua trajetória e de sua contribuição para o ambiente de trabalho e para a sociedade em geral", pontuou. 
 

As inscrições podem ser feitas no sistema acadêmico Tutor (TJMA) e pelo link específico para o público externo. 

Faça sua inscrição!

PÚBLICO INTERNO  (Sistema Tutor)

PÚBLICO EXTERNO 

DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA

Dia de Bem-Estar

No Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa (1º/10), a programação acontecerá no Asilo de Mendicidade de São Luís durante o “Dia de Bem-Estar” às 14h30 promovido pelo Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejur).

O encontro terá como público 24 idosas e idosos acolhidas/os na Casa e contará com atividades voltadas à promoção da saúde, bem-estar e integração social, tais como: música ambiente; atividades de integração (arte audiovisual); atendimento médico/odontológico e oficinas de cuidado pessoal.

Órgão Especial

No mesmo dia, será assinada uma Portaria Conjunta, durante Sessão do Órgão Especial do TJMA,  sobre julgamento de processos de pessoas idosas; e acontecerá o lançamento do sistema de Medidas Protetivas de Urgência - On-line voltadas para esse público.

SEMINÁRIO

A programação da Semana será encerrada com o I Seminário da Pessoa Idosa e Acessibilidade do Poder Judiciário do Maranhão, no dia 3/10, das 9h às 12h, na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), no Calhau.

O evento, com o tema “Dignidade e Acessibilidade”, contará com palestra de abertura ministrada pelo conselheiro do CNJ, Pablo Barreto, além de painéis ministrados pelo juiz de Direito Alexandre Antonio José de Mesquita (membro da Comissão e do Núcleo Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência do TJMA),  pela juíza de Direito Monize Marques (TJDFT) e pela procuradora de Justiça Yélena de Fátima Monteiro Araújo (MPE/PE).

Inscrições abertas

As inscrições, com 150 vagas disponíveis para públicos interno e externo, podem ser feitas por meio de link e no local do evento, no dia de realização.

Faça sua inscrição!

PÚBLICO INTERNO (Sistema Tutor)

PÚBLICO EXTERNO

COMITÊ

O Poder Judiciário do Estado do Maranhão instituiu o Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa, uma iniciativa permanente para promover suporte efetivo às pessoas idosas, garantindo acolhimento, proteção e o fortalecimento dos direitos humanos.

O comitê tem a finalidade de assessorar a Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, fomentando políticas judiciárias, atividades e ações voltadas a ampliar a conscientização sobre os direitos da pessoa idosa.


Confira AQUI a programação completa da Semana

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS