Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conciliação itinerante soluciona conflitos da população durante passagem por Barreirinhas

Como parte das atividades da oitava edição dos encontros regionais, população de Barreirinhas resolveu demandas de forma gratuita

Publicado em 27 de Ago de 2025, 8h00. Atualizado em 27 de Ago de 2025, 9h17
Por Letícia Araújo

Durante os dias 25 e 27 de agosto, o ônibus da Conciliação Itinerante estaciona em Barreirinhas com o intuito de ampliar o acesso à Justiça e estimular a resolução consensual de conflitos. A ação acontece durante as atividades do programa da presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Encontros Regionais. 

A estrutura itinerante conta com um ônibus equipado com estações de trabalho, permitindo a realização de audiências e atendimentos realizados por conciliadoras e conciliadores capacitados. Foram atendidas questões de divórcio, união estável, reconhecimento ou dissolução de paternidade e união estável, bem como renegociação de dívidas e pensão alimentícia.

Uma das beneficiadas com a ação foi Gracilene da Silva, moradora de Barreirinhas, que oficializou o divórcio com o ex-marido. Separados há quatro anos e com três filhos, além do acordo de divórcio, ambos definiram a guarda das crianças, que passarão a morar com o pai e receberão pensão alimentícia da mãe.

“Esse é um excelente trabalho, principalmente para nós que não temos condições de dar entrada em ações como um divórcio. Hoje estamos sendo contemplados com esses serviços de conciliação e o atendimento está sendo ótimo. Espero que essas ações continuem beneficiando a população de Barreirinhas”, afirmou.

A foto em plano médio mostra três pessoas sorrindo para a câmera, em frente a um ônibus com uma grande faixa azul e verde. À esquerda, um homem negro de óculos escuros e camisa polo preta com a logomarca do TJMA. Ele está com os braços cruzados e tem um relógio dourado no pulso esquerdo. No centro, uma mulher de pele morena segura um documento branco dobrado na mão esquerda e mostra o anel de casamento na direita. Ela usa uma blusa preta, calça azul escura e está com os cabelos presos em coque. À direita, um homem branco de terno azul marinho e gravata amarela sorri, com as mãos cruzadas na frente do corpo.

O juiz coordenador do Núcleo Permanente de Conciliação e Solução de Conflitos do TJMA, Rodrigo Nina, ressaltou o alto potencial de resolução das questões e a celeridade nas audiências. “A senhora deu início ao processo e concluiu hoje mesmo. Meus parabéns pelo acordo, pela sentença e, sobretudo, pelo diálogo. A senhora está divorciada!”, disse.

Outro casal que também formalizou divórcio durante a ação foi Joselito e Libéria. Eles já estavam separados há cerca de um ano, aguardando a oportunidade para formalizar o divórcio. Dona Libéria Rodrigues contou que é natural de Humberto de Campos, mas que passou a viver em Barreirinhas após o casamento e que o desejo de formalizar a separação ainda não havia sido concretizado devido questões financeiras, o que foi sanado a partir da iniciativa gratuita da Conciliação Itinerante.

A imagem em plano geral mostra o interior de um ônibus adaptado para escritório, com a parte interna equipada com estações de trabalho. Duas pessoas estão sentadas, de costas para a câmera, trabalhando em notebooks. No fundo da foto, um homem de terno azul marinho e gravata amarela, o mesmo da primeira foto, está de pé, sorrindo e observando as pessoas. Outras duas pessoas estão sentadas do lado direito do ônibus, e ao fundo, uma janela mostra parte de um campo de futebol.

“Fui muito bem recebida, durante o atendimento tiveram muita paciência em explicar como seria o processo. Só tenho a agradecer, porque não teríamos condições de arcar com esse divórcio e aqui conseguimos tudo gratuitamente. Gostei muito da iniciativa”, disse Libéria.

NEGOCIAÇÕES

A advogada Emanuele Lisboa aproveitou a iniciativa para buscar acordo para seus clientes. Com dez audiências agendadas no município apenas no segundo dia de evento, ela destacou a importância de cultivar a cultura da conciliação e da paz social.

A imagem em close-up mostra o rosto de uma mulher com pele morena e cabelos escuros, que estão presos em coque. Ela veste uma blusa preta de gola redonda e tem uma bolsa preta pendurada no ombro esquerdo. Ela parece estar falando ou observando algo à sua direita. O fundo da foto é um ônibus de cor azul-clara e verde-clara, com algumas linhas brancas.

“O que o Tribunal de Justiça de Maranhão está promovendo é acesso à Justiça, com celeridade e gratuidade. A presença do advogado também é fundamental para orientar, esclarecer direitos e assegurar que cada acordo seja firmado de forma justa e segura. É uma forma de aproximar o Judiciário da comunidade e trazer a conciliação como forma de justiça e harmonia para todos”, disse.

PRÓXIMAS AÇÕES

Em Barreirinhas a ação segue até esta quarta-feira (27/8), em seguida, o ônibus segue para Humberto de Campos, onde será realizada nos dias 28 e 29/8, na Praça da Bíblia (Rua Coronel Joaquim Rodrigues, s/n).

O agendamento prévio para o projeto Conciliação Itinerante poderá ser feito pelo WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou pelo formulário eletrônico, disponível no site do projeto, no Portal do TJMA. É possível também realizar o agendamento de forma presencial, no local do atendimento, e aguardar atendimento na sequência.

Acesse o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro 

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS