Reunindo equipes de servidores e juízes/as de Barreirinhas, Araioses, Humberto Campos e Tutóia, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu palestras, debates, orientações e atendimentos médicos e psicológicos no segundo dia dos Encontros Regionais, nesta terça-feira (26/8). O evento, que segue até essa sexta-feira (29/8), busca aproximar as ações da Mesa Diretora da rotina das unidades judiciárias das comarcas do interior.
O Encontro é conduzido pela juíza auxiliar da Presidência do TJMA e coordenadora de Acompanhamento e Controle da Estratégia, Tereza Nina, com a participação dos juízes Gladiston Cutrim e Rodrigo Nina.
A programação do segundo dia teve início com a apresentação “Café Parametrizado”, com a assessora de Gestão e Análise Estratégica de Dados, Camila Tavares (foto abaixo), que abordou o fluxo de dados, indicadores e metas estabelecidas pelo CNJ no âmbito das unidades judiciais de primeiro grau, apresentando sistemas e painéis que reúnem e disponibilizam dados processuais.
O coordenador de Planejamento ao Usuário, Givanildo Marques, e o chefe da Divisão de Suporte ao Sistema PJe, Diogo Mendonça, apresentaram as “Ações da Tecnologia da Informação no âmbito do TJMA”.
Givanildo Marques (foto abaixo) abordou os avanços na área de tecnologia no Judiciário, os fluxos de atendimento do setor na resolução de demandas das unidades judiciárias e administrativas, frisando ações estruturais e inovações em sistemas que visam otimizar o atendimento ao usuário e tornar o trabalho mais seguro e eficiente. Diogo Mendonça destacou as melhorias do sistema PJe, como a integração com sistemas do CNJ, automações e implantação de login único (SSO), entre outras.
A diretora de Recursos Humanos, Diana Bastos (foto abaixo), ministrou a palestra “Ações direcionadas à promoção de qualidade de vida de magistrados e servidores”, destacando a “Trilha de Formação de Liderança” disponibilizada pelo TJMA e Esmam, que busca aprimorar o ambiente de trabalho com foco na liderança consciente. A diretora enfatizou a comunicação e o autoconhecimento como ferramentas para a gestão de equipes e construção de um ambiente profissional mais saudável e produtivo, refletindo na eficiência e excelência da instituição. "Você ainda não lidera? Incentive quem lidera você — porque todos ganham quando a liderança se desenvolve.", destacou.
O juiz integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher/TJMA), Pedro Henrique Holanda Pascoal, ministrou o curso “Medidas Protetivas de Urgência”, para magistrados/as e servidores/as, abordando aspectos e dúvidas na atuação judiciária de combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O juiz do TJMA, Felipe Damous, especialista na área de inteligência artificial, ministrou a formação “Magistratura 5.0: inovação e inteligência artificial da prática judicial”, orientando as equipes sobre as aplicações da IA generativa no contexto judiciário, suas limitações, riscos e formas de utilização das principais ferramentas, frisando a importância de supervisão humana, verificação contínua e adaptação às necessidades locais.
Ele destacou o foco da IA generativa na criação de novos conteúdos como textos, imagens, vídeos e outros, representando uma revolução comparável a outras tecnologias como computadores pessoais, internet e celulares. “O foco da IA é a criação de conteúdos novos e originais. Quando surgiu, os conteúdos eram mais textuais, mas hoje vemos imagens, vídeos, músicas, então a IA generativa tornou-se multimodal”, enfatizou.
A programação dos Encontros Regionais em Barreirinhas também conta com atendimentos médicos, de enfermagem e psicológicos, por meio da Coordenadoria de Saúde e das Divisões Médica e Psicossocial.
A programação segue nesta quarta-feira (27/8), com cursos para magistrados, servidores e facilitadores do projeto “Justiça de Todos”, responsáveis pelos atendimentos dos Pontos de Inclusão Digital instalados pelo Judiciário em localidades de difícil acesso.
Acesse aqui o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023