O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, no dia 15 de abril, uma roda de conversa com alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MA), abordando o tema “Desafios e Enfrentamento de Preconceitos no Mundo do Trabalho”. A iniciativa teve como objetivo estimular reflexões entre os futuros profissionais sobre comportamentos discriminatórios muitas vezes naturalizados nos espaços laborais.
A atividade foi conduzida pelos membros do Comitê — a juíza Luana Santana, a servidora Joseane Cantanhede e o diretor judiciário João Paulo Cordeiro — que compartilharam conhecimentos sobre as diferentes formas de preconceito e discriminação no ambiente profissional. A proposta foi capacitar os jovens aprendizes para que reconheçam essas situações e saibam enfrentá-las com mais consciência e preparo.
“Muitas vezes me deparei com situações que não tinha ideia que eram preconceituosas”, compartilhou a juíza Luana Santana, ao relatar sua trajetória aos estudantes. “Não sabia como me comportar, como me vestir... Infelizmente, pessoas pretas e pobres não são colocadas na posição de preferência no mercado de trabalho. Mas quando você é bom e se dedica ao que faz, ainda que o mundo esteja contra você, ninguém tira o seu lugar”, afirmou a juíza.
O encontro reuniu 83 estudantes, além de professores e gestores da instituição. Durante a roda de conversa, também foram apresentadas as ações antidiscriminatórias promovidas pelo Judiciário maranhense, sob a coordenação do Comitê de Diversidade do TJMA.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024