Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís tem atividades de saúde e bem-estar na Semana Nacional da Saúde

Publicado em 8 de Abr de 2025, 7h30. Atualizado em 9 de Abr de 2025, 8h04
Por Ascom/TJMA

Magistrados, magistradas, servidores, servidoras e colaboradores do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) participaram na manhã desta segunda-feira (07) das atividades voltadas para o público interno do Judiciário, na programação do primeiro dia da Semana Nacional da Saúde. Foram oferecidos teste de bioimpedância e orientações com fisioterapeutas e nutricionistas, aferição de pressão arterial, atendimento individual com psicólogos, entre outros, por meio do Programa Bem-Estar no Judiciário, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento, organizado pela Diretoria Geral do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com o apoio da Divisão Psicossocial, ocorreu no auditório Desa. Madalena Serejo, no Fórum de São Luís, e contou com o suporte da Diretoria do Fórum, por meio da Divisão Médica e Odontológica do órgão. O atendimento foi realizado por uma equipe de professores-doutores das áreas de nutrição, educação física, fisioterapia da UFMA.

A chefe da Divisão Psicossocial do TJMA, Thayane Mesquita, explicou que por meio do Programa Bem-Estar, o TJMA procura promover a melhoria da saúde mental, resiliência, equilíbrio e o autocuidado de magistrados, magistradas, servidores, servidoras e demais colaboradores, auxiliando no enfrentamento dos desafios por mais eficiência, reduzindo o impacto do estresse e a pressão do dia a dia.

Cristiano Teixeira, professor da UFMA, educador físico e doutor em nefrologia, integrante da equipe de atendimento na programação realizada no Fórum de São Luís, nessa segunda-feira (07), lembrou que o estresse, associado ao mal hábito alimentar, sedentarismo e outros fatores que podem ser controlados, agravam a saúde do trabalhador, contribuindo, por exemplo, para problemas cardiovasculares, obesidade, depressão, entre outros. ”Nosso objetivo é avaliar a saúde geral da pessoa e propor intervenções específicas para cada caso”, disse o professor.

Após passarem pela aferição da pressão arterial os servidores fizeram teste de força muscular e de bioempedância, sendo encaminhados, quando necessário, para atendimento individualizado com os fisioterapeutas. Também foram avaliados, individualmente, por nutricionistas e receberam orientações sobre hábitos alimentares para a melhoria da saúde e da qualidade de vida.

“Importante esse tipo de serviço porque alerta para questões de saúde que se não observamos no nosso dia a dia podem levar a problemas mais sérios”, afirmou o policial militar Magno Ferreira, que atua na segurança institucional no Fórum de São Luís. Ele fez testes com os fisioterapeutas e recebeu orientação com o nutricionista.

Elisângela Ramos, funcionária da empresa terceirizada do Fórum de São Luís, também participou das atividades do Programa Bem-Estar. “Sou sedentária e os profissionais de fisioterapia me orientaram a fazer atividade física com frequência, para melhorar minha saúde e ter mais qualidade de vida. Durante a avaliação descobri que tenho problema de pressão arterial e sobrepeso”, acrescentou.

A Semana Nacional de Saúde, evento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), vai até este sábado (12), com programação voltada para o público interno e externo, na sede do Tribunal, Corregedoria de Justiça (CGJ e COGEX ), Escola da Magistratura (ESMAM), Associação dos Magistrados (AMMA), Parque do Bom Menino (São Luís) e Universidade Ceuma. 

 


Valquíria Santana

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS