Na última sexta-feira (28/3), o Conselho Penitenciário do Maranhão (COPEN/MA) recebeu reforço no seu quadro funcional. O servidor Gerson Lelis, atualmente lotado na chefia do Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), foi reconduzido ao cargo de Conselheiro Penitenciário do Estado para o mandato de março de 2025 a março de 2029.
O Conselho Penitenciário do Maranhão (COPEN), é órgão consultivo, fiscalizador e propositivo da execução penal. O servidor já possui experiência no Conselho, tendo composto a presidência por dois mandatos, de 2014-2018, e assumido a vice-presidente de 2018-2022.
Durante o ato de posse, Gerson destacou a relevância do Conselho Penitenciário na busca por melhorias no sistema de Justiça, especialmente no âmbito prisional.
“É uma honra continuar contribuindo com o Conselho Penitenciário, uma instituição fundamental para o aperfeiçoamento do sistema prisional e a garantia dos direitos da população carcerária. Nosso compromisso é trabalhar para fortalecer as políticas públicas voltadas à ressocialização e à dignidade dos apenados”, afirmou.
Além da atuação no Conselho Penitenciário, o servidor também ocupa funções na área da Justiça e dos direitos humanos. Ele é presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Capital, vice-presidente do Comitê Estadual de Combate à Tortura do Maranhão, vice-presidente do Conselho Penitenciário do Estado (COPEN-MA), coordenador da Rede de Apoio a Pessoas Egressas (RAESPE-MA) e diretor de Saúde e Previdência do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA).
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023