Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Comarca de Bacuri fecha o ano com trinta sessões de julgamento realizadas

A juíza titular Bruna Athayde presidiu 26 júris

Por Michael Mesquita

O Poder Judiciário da Comarca de Bacuri encerrou o mês de novembro, dedicado ao Tribunal do Júri, com a realização da última sessão plenária do ano de 2024 na Comarca, que teve como réus Edmilson Alves da Conceição e Dilson Alves da Conceição, e o réu Leandro Renato Santos Oliveira, júris realizados no dia 27. De acordo com a juíza titular Bruna Athayde Barros, durante o ano de 2024 foram realizados 30 júris, sendo que, destes, ela presidiu 26.

Para a magistrada, o número expressivo reflete o comprometimento do Judiciário com a prestação jurisdicional célere e eficaz na região. “Há de ser destacada a relevância do Tribunal do Júri na sociedade e a participação ativa da população nos julgamentos de crimes dolosos contra a vida (…) O Tribunal do Júri é uma expressão máxima da democracia, pois coloca nas mãos do povo a responsabilidade de decidir sobre casos de extrema importância (…) É gratificante perceber o comprometimento da comunidade de Bacuri e de Apicum-Açu, termo judiciário, que tem participado ativamente como jurados e como cidadãos interessados na realização da justiça”, afirmou Bruna.

TRANSMISSÃO

A juíza ressaltou que, de maneira inovadora, algumas sessões plenárias realizadas no município de Apicum-Açu foram transmitidas ao vivo pelo canal oficial do TJMA no YouTube. “A iniciativa visou ampliar a publicidade dos atos judiciais e aproximar ainda mais o Judiciário da sociedade (…) A transparência é um princípio fundamental da Justiça”, observou ela, ressaltando que as transmissões ao vivo permitem que a população acompanhe de forma direta e ampla o funcionamento do Tribunal do Júri, reforçando a credibilidade e a confiança nas decisões nos julgamentos.

Por fim, ela frisou sobre o impacto social dos julgamentos realizados ao longo do ano na comarca. “Encerramos 2024 com a certeza de que contribuímos para a pacificação social aqui na região (…) Cada julgamento representa uma oportunidade de dar respostas concretas às famílias das vítimas e à sociedade como um todo, reafirmando nosso compromisso com a Justiça (…) O encerramento das atividades do Tribunal do Júri em novembro marca mais um passo na busca pela eficiência e pelo fortalecimento da cidadania na comarca de Bacuri”, pontuou, enfatizando que, com o apoio das comunidades locais e o empenho do Poder Judiciário, o trabalho segue firme em 2025, garantindo o direito constitucional à plenitude de defesa e à participação popular na Justiça.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS