O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Segurança Institucional (DSIGM) em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), promoveu, na manhã desta segunda-feira (18/11), a abertura do curso de Segurança de Dignitários, no Centro Administrativo do TJMA (Rua do Egito).
O curso tem o objetivo de capacitar agentes de segurança que atuam na defesa e proteção de autoridades, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços e técnicas prestados pela Divisão de Proteção a Magistrados do TJMA.
Realizada entre os dias 18 e 22 de novembro, a formação é dividida em módulos que abordam doutrinas, técnicas e armamento aplicados à proteção de dignitários. Ao final, os militares participarão, ainda, de prática simulada sobre os conteúdos apresentados.
O presidente da Comissão Permanente de Segurança do TJMA, desembargador Sebastião Bonfim (terceiro na foto abaixo), ressaltou o êxito das edições anteriores do curso e a importância de sua 3ª edição. “Neste módulo, que se inicia hoje, de ‘Doutrina, técnicas, e táticas de segurança de dignitários’, nós daremos um passo importante na constância do ensino e aperfeiçoamento, que são pilares para o desempenho de uma atividade de segurança institucional, com excelência a este padrão que queremos manter”, destacou.
Segundo o vice-diretor da ESMAM, desembargador José Nilo, a formação não prevê apenas o aprendizado técnico, mas também a formação de uma mentalidade estratégica. “Vivemos tempos desafiadores, nos quais a segurança de nossas autoridades e a preservação da ordem pública exigem profissionais cada vez mais capacitados e preparados para lidar com cenários complexos. O treinamento oferecido será um marco importante para o fortalecimento de nossa atuação com foco nas melhores práticas de segurança que são essenciais para a manutenção da estabilidade institucional”, disse.
Para a diretora de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM), Claridelma Mesquita, o curso contará com o preparo técnico, estratégico e ético. “Esperamos que, ao final deste curso, vocês estejam mais capacitados, não apenas como agentes de segurança, mas como guardiões dos princípios que fazem do Poder Judiciário uma das pedras angulares da sociedade”, destacou.
FORMADOR
Com 13 anos de formação, o major da PM Walter Melechco Carvalho Junior, responsável por coordenar o curso de formação, é atualmente subcomandante da 14ª CIPM da Força Tática da Polícia Militar do Mato Grosso (PMMT).
Durante a cerimônia de abertura do curso, o ministrante demonstrou satisfação com o convite e empenho em transmitir os conhecimentos adquiridos durante sua trajetória. “Espero que, após essa semana, todos saiam com bastante conhecimento e com práticas melhoradas. É a prática de segurança que vai dar estabilidade para as instituições”, observou.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2023