Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove celebração do Dia das Crianças na Casa Menino Jesus

O projeto, mantido pelo Poder Judiciário do Maranhão, tem como missão proporcionar cuidado integral às 11 crianças acolhidas

Publicado em 15 de Out de 2024, 11h47. Atualizado em 16 de Out de 2024, 9h38
Por Graziela Milhomem

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do presidente, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, e da presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza, realizou nesta segunda-feira (14/10) uma celebração do Dia das Crianças na Casa da Criança “Menino Jesus”, mantida pelo Poder Judiciário.

Durante o evento, foram entregues 289 kg de alimentos e 76 itens de higiene pessoal arrecadados pelas inscrições na 1ª Corrida da Justiça de Conexão e Cidadania, ocorrida no último domingo (13/10). A iniciativa solidária reforça o compromisso do TJMA com o bem-estar das 11 crianças com idades entre entre zero meses e quatro anos, acolhidas pela instituição.

Alimentos arrecadados por meio das inscrições da 1ª Corrida da Justiça de Conexão e Cidadania

A Casa da Criança, mantida pelo Poder Judiciário do Maranhão, tem como missão proporcionar cuidado integral às crianças, conforme os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto também atua na promoção de eventos que possibilitem a interação social e emocional.

A JUSTIÇA ALÉM DOS PROCESSOS

Na ocasião, o presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, ressaltou a importância de ações sociais que levam a justiça além dos processos formais e alcançam as pessoas mais vulneráveis da sociedade. “A justiça social é uma extensão da nossa atuação. Não podemos nos limitar aos processos; precisamos alcançar as pessoas, especialmente as mais necessitadas, como essas crianças que encontram aqui um novo lar, uma nova oportunidade de vida”, afirmou o desembargador.

O presidente do TJMA discursou sobre a importância de ações sociais

Ele também destacou a relevância da Casa da Criança “Menino Jesus” no processo de reintegração familiar ou de adoção. “Buscamos dar a essas crianças dignidade. Nosso objetivo é que elas possam encontrar um novo lar, uma nova família que as acolha com amor e carinho. Quem sabe, um dia, uma delas não se torne um servidor, um magistrado? Isso seria a maior realização desse projeto”, ressaltou.

A desembargadora Maria Francisca Galiza, presidente da CIJ, também ressaltou a importância da Casa da Criança: “Este projeto foi criado na gestão da desembargadora Cleonice Freire e é o único do país mantido diretamente por um tribunal. Nosso foco é garantir um ambiente acolhedor para essas crianças até que encontrem uma nova família. A celebração do Dia das Crianças é um momento especial, onde buscamos proporcionar um pouco mais de alegria para elas”, frisou.

A desembargadora Maria Francisca Galiza, presidente da CIJ, ressaltou a importância da Casa da Criança.

Além do apoio institucional e da comunidade, o cuidado diário das crianças é realizado por uma equipe multidisciplinar. Marciele Cristina, cuidadora da Casa, falou sobre os desafios e as recompensas de trabalhar com crianças em situação de acolhimento. “O maior desafio, às vezes, é suprir o que elas mais precisam, que vai muito além do material. Nosso trabalho aqui não é apenas um serviço, é uma doação de amor”, afirmou.

A celebração do Dia das Crianças contou com apoio do Hotel Abbeville, que também contribui com doações ao projeto, assim como outros parceiros e pessoas que apoiam a Casa. “Quando descobri a Casa, há 6 anos, percebi a importância que pequenas ações podem ter na vida dessas crianças”, avaliou o gerente, Diego Leite.

CASA DA CRIANÇA

A Casa da Criança “Menino Jesus” foi criada como uma extensão de um projeto idealizado pela desembargadora Cleonice Freire, que, segundo sua filha, a advogada Pollyanna Freire Lauande, dedicou uma parte de sua vida a essa causa. “Minha mãe tinha um amor imensurável por este lugar. Ela estava quase todos os dias aqui, ela sabia que o impacto dela seria muito significativo para essas crianças. Hoje, ver o Tribunal continuar esse projeto me enche de alegria, porque é algo que salva vidas”, afirmou.

Momento de acolhida: cuidadoras da Casa da Criança “Menino Jesus” em ação, oferecendo cuidado e proteção às crianças durante o evento

As crianças acolhidas recebem cuidados de equipe multidisciplinar formada por monitores e profissionais de diversas áreas como pediatria, nutrição, psicologia, enfermagem e assistência social.

Álbum de fotos por Josy Lord

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055 2023

 

GALERIA DE FOTOS