Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Crianças participam de atividades lúdicas de defesa pessoal em ação do TJMA

Iniciativa da Comissão Permanente de Segurança Institucional e DSI tem o objetivo de promover um ambiente seguro e acolhedor também a familiares de pessoas que trabalham no Judiciário

Publicado em 15 de Out de 2024, 10h14. Atualizado em 15 de Out de 2024, 11h48
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão realizou uma ação de defesa pessoal voltada para filhos e filhas de magistrados, magistradas, servidores, servidoras e agentes de segurança institucional, com idades entre 8 e 12 anos, no dia 12 de outubro, no Centro Integrado de Segurança Institucional do TJMA, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.

Por meio de atividades lúdicas e práticas, a ação visou ensinar noções básicas de segurança, autocontrole e respeito ao próximo, sempre de forma didática e adaptada à faixa etária, promovendo o bem-estar, a autoconfiança e a segurança das crianças, na data dedicada a elas.

A iniciativa da Comissão Permanente de Segurança Institucional e da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do TJMA tem o objetivo de promover um ambiente seguro e acolhedor para todos as pessoas que trabalham no Tribunal, estendendo esse cuidado também aos seus familiares. A intenção é fortalecer a cultura de segurança dentro do Judiciário, disseminando integração e valores de cuidado e proteção que transcendem o ambiente de trabalho.

O secretário judicial da Auditoria da Justiça Militar no Maranhão/MA, José Maia Neto, parabenizou o TJMA pela iniciativa que, segundo ele, teve como objetivo o desenvolvimento de forma saudável e a preparação para situações de risco, além de estimular a autoconfiança, o autocontrole, raciocínio rápido, reflexos, saúde e a personalidade.

“Foi de grande proveito, e espero que tenha outros eventos dessa natureza, pois foi um marco para as crianças e, com certeza, foi de grande valia para a vivência social”, elogiou o servidor, que é pai do Geovane Gabriel e Pedro Henrique.

“Estamos empenhados em desenvolver novas atividades para o público infantil, considerando a alta vulnerabilidade que essa faixa etária enfrenta. As ações com esse tema não apenas promovem autoconfiança, autocontrole e autoestima, mas também traços para o bem-estar físico”, explicou a diretora de Segurança Institucional e Gabinete Militar do TJMA, coronel Claridelma Mesquita.

SEGURANÇA PESSOAL

Segundo a DSI do TJMA, no contexto atual, a educação sobre segurança pessoal é cada vez mais relevante, especialmente para crianças em fase de desenvolvimento. Entende que a defesa pessoal, além de ser uma ferramenta importante para a autoproteção, também auxilia no desenvolvimento de habilidades motoras, no aumento da autoestima e na formação de uma mentalidade preventiva, capacitando a reconhecer e evitar situações de risco.

O instrutor da ação foi Jamerson César de Alcântara Silva, investigador da Polícia Civil, instrutor de jiu-jitsu e voluntário do projeto Luta pela Vida na comunidade do Bairro de Fátima.

O conteúdo programático foi composto de: introdução ao conceito de autodefesa e segurança pessoal – postura, movimentação e como evitar situações de risco; técnicas em pé – enfoque nas defesas em pé, incluindo bloqueios, quedas controladas e chaves de braço e perna; defesa no solo – introdução às técnicas de jiu-jitsu no solo, com foco em imobilizações, estrangulamentos e escapes, adaptados para a faixa etária.

Teve, ainda: ensino progressivo baseado em repetições – movimentos básicos de defesa e, conforme domínio, passando para técnicas mais complexas, sempre de forma didática e adaptada à faixa etária; valores e disciplina – respeito e humildade, disciplina e autocontrole; método lúdico e interativo – exercícios práticos, simulações e jogos que permitam a aplicação das técnicas de maneira divertida, mantendo o interesse das crianças.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS