O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM), promoveu o Curso de Formação de Brigada de Emergência, na Casa da Criança, localizada no bairro do São Francisco, nessa terça-feira (17/9) e nesta quarta-feira (18/9).
O objetivo da iniciativa foi capacitar servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras, promovendo a formação teórica e prática de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio.
Logo no primeiro dia de atividades (17/9), no turno da manhã, foram apresentadas orientações para “Atendimento pré-hospitalar”, ministradas pelo tenente Sagres do 2º Batalhão de Bombeiros Militar. Durante a instrução, os(as) servidores(as) e colaboradores(as) foram orientados(as) sobre primeiros socorros, hemorragias, ferimentos, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e paradas cardiorrespiratórias.
No turno da tarde, o tenente Christian da 1ª Companhia Independente Especializada de Bombeiros Militar foi quem ministrou a instrução de combate a incêndios e apresentou introdução à utilização de preventivos móveis.
Nesta edição do Curso de Brigada de Incêndio, a equipe adaptou as instruções de acordo com o público residente no ambiente.“Por ser um público diferenciado, aqui na Casa da Criança, as técnicas de atendimento pré-hospitalar ganham orientações adicionais como questões de engasgo e ferimentos. No plano de evacuação da edificação, também adotamos medidas especiais na retirada dessas crianças do local”, ressaltou a major Jhéssyka Lôbo.
PLANO DE EVACUAÇÃO
Na manhã desta quarta-feira (18/9), foi realizada a instrução sobre o plano de abandono do prédio, com explanação sobre fundamentos relacionados à evacuação de espaços fechados, rotas de fuga, definição de funções e atribuições de brigadistas.
“Nesses momentos é comum entrar no ‘modo sobrevivência’, mas a atuação correta é agir para proteger”, foi como o sargento Jardel Leite, responsável por ministrar a teoria e prática do plano de evacuação, definiu um dos pontos de dificuldade durante a ação e orientou os voluntários com dicas de atuação em casos de necessidade.
A equipe de supervisão de combate a incêndio foi composta pela major Jhéssyka Lôbo; os sargentos Jardel Leite, Costa e Marcos; os 2º sargentos Diego, Sousa e Senna; a 3º sargento Ravenna; e o cabo Yuri.
CASA DA CRIANÇA
Atualmente, a casa abriga 11 crianças que têm entre dois meses e quatro anos de idade e conta com berçários, salas de recreação, psicologia e serviço social, refeitório, espaço de vivência, salas de música, artesanato, computação, consultório odontológico, horta, área de lazer e quadra poliesportiva, entre outros espaços.
Sobre a iniciativa do curso, a colaboradora Marinalva elencou os pontos positivos da ação. “A experiência é muito proveitosa porque como nós trabalhamos com criança, então, devemos estar preparados para o que, porventura, possa acontecer. O curso está sendo maravilhoso”, disse.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024