Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cartórios de Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Arari estão sob inspeção

Os trabalhos serão finalizados com a elaboração de relatório, que detalha as conclusões da equipe da Corregedoria do Foro Extrajudicial

Publicado em 13 de Ago de 2024, 12h30. Atualizado em 29 de Ago de 2024, 11h15
Por ASSCOM CGJMA

Os serviços prestados pelas serventias extrajudiciais (cartórios) dos municípios de Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e 1º e 2º Ofícios de Arari estão sob Inspeção Ordinária da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX), na semana de 12 a 16 de agosto de 2024.

Os trabalhos inspecionais avaliam a regularidade dos atos e o cumprimento das normas que regulamenta a prática cartorária e ocorrem durante o expediente nos cartórios visitados, sem a necessidade de suspender o atendimento ao público ou interromper o funcionamento dos serviços.

A inspeção foi autorizada pelo corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, por meio da Portaria-TJ n.º 2830/2024, de 30 de julho de 2024.

INSPEÇÕES COMPARTILHADAS

A equipe de inspeção e correição, da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial, é presidida pelo juiz Danilo Berttôve Herculano Dias (titular da Comarca de Amarante), que atua como colaborador do Projeto "Inspeções Compartilhadas".

Pelo projeto, juízas e juízes responsáveis pelo Registro Público em suas comarcas são enviados para inspecionar cartórios extrajudiciais em comarcas diversas daquelas sob sua responsabilidade, durante as inspeções anuais realizadas pela Corregedoria.

Na inspeção, o juiz e sua equipe analisam instalações, arquivos, atos, documentos e livros dos cartórios, para avaliar se estão conforme o que determina o Código de Normas e resoluções do Conselho Nacional de Justiça.

Durante as atividades também é verificado o cumprimento das pendências da última inspeção realizada; o envio de informações aos setores da Corregedoria por meio dos sistemas eletrônicos; a prestação e contas; a remessa de pagamento dos selos; manutenção de livros e atos obrigatórios, estrutura do prédio, dentre outros itens.

Os trabalhos serão finalizados com a elaboração de relatório, que detalha as conclusões da equipe e fará recomendações aos responsáveis pelos cartórios, para corrigirem possíveis falhas apontadas e cumpra as diligências solicitadas dentro dos prazos determinados, se necessário.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
asscom-cogex@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS