Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Moda Legal é lançado em Imperatriz

O projeto foi instituído pelo Provimento 30/2024 da CGJ.

Publicado em 19 de Jul de 2024, 15h59. Atualizado em 19 de Jul de 2024, 16h00
Por ASSCOM CGJ

O projeto Moda Legal já começou a ser implementado em todo o Maranhão. A primeira cidade que recebeu a iniciativa foi Imperatriz, nesta quinta-feira (18/7). Na ocasião, o projeto foi apresentado aos servidores, juízes e terceirizados por uma das coordenadoras do projeto, Indira Muniz, servidora da CGJ. O lançamento do projeto na cidade contou com a participação do corregedor-geral de Justiça, José Luiz de Almeida, da diretora-geral da CGJ, Allana Prazeres, juízes da Comarca de Imperatriz, da juíza Mirella Cézar e servidores.

O desembargador José Luiz Almeida destacou a importância do projeto e sua trajetória exitosa desde a sua gestão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e, agora, sendo escolhido para concorrer ao prêmio Innovare. “O projeto parece ser muito simples, mas possui um alcance social muito grande”, pontuou.

Uma das idealizadoras e coordenadoras do projeto, Indira Muniz, expôs o conceito de que a moda é entendida pelo projeto como uma ferramenta positiva que pode contribuir para significativas mudanças socioambientais. Ao longo de sua fala, ela explicou como funciona a dinâmica da iniciativa, que vai desde a coleta nos cestos até a destinação às instituições parceiras para a produção de novos itens e geração de renda.

A juíza Mirella Cézar parabenizou a iniciativa e ainda ressaltou a dimensão que o projeto traz consigo, já que vai além de um ato de solidariedade, pois a decisão de somar com a iniciativa contribui para a construção da dignidade de pessoas em vulnerabilidade social e ainda para a geração de renda de muitas famílias. "É um projeto em que o Poder Judiciário e o ser humano, de um modo geral, ganham em todos os aspectos. Ganha quem doa e quem recebe", disse.

IMPLEMENTAÇÃO

 A iniciativa será implementada por etapas, de forma gradativa, com o objetivo de atingir todo o Poder Judiciário do Maranhão, conforme a adesão. Na primeira etapa, serão disponibilizados cestos para coleta, devidamente identificados e posicionados em pontos estratégicos nas dependências da Corregedoria Geral de Justiça, dos fóruns e das unidades judiciais da Comarca da Ilha.

Em ação anterior, o projeto esteve presente no estande do Tribunal de Justiça do Maranhão no Arraial do Ipem até o dia 14 de julho. Na terça-feira (23/7), o projeto chega ao Polo de Itapecuru-Mirim em cerimônia semelhante à ocorrida nesta quinta-feira em Imperatriz.

Nas etapas seguintes, os cestos serão instalados nos principais fóruns dos outros 11 pólos judiciais do TJMA:

Polo de Bacabal

Polo de Balsas

Polo de Chapadinha

Polo de Itapecuru-Mirim

Polo de Pinheiro

Polo de Barra do Corda

Polo de Santa Inês

Polo de São João dos Patos

Polo de Timon

Polo de Caxias

DOAÇÕES 

As doações poderão ser depositadas diretamente nos cestos e serão destinadas às instituições parceiras e aos projetos do Comitê Pop Rua.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS