Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Unidades socioeducativas do Maranhão recebem projeto Caminhos Literários

Projeto "Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo Direito à Cultura" é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o país

Publicado em 17 de Jul de 2024, 16h01. Atualizado em 18 de Jul de 2024, 9h52
Por Ascom/TJMA

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu início à terceira edição do projeto “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo Direito à Cultura”, no dia 11/7, com uma atividade aberta transmitida pelo YouTube. O evento promoveu no dia 12/7 atividades exclusivas em mais de 78 unidades socioeducativas de todo o país.

O evento de abertura contou com a participação de figuras da literatura e cultura brasileira, incluindo o escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti de 2011 com o livro “O Avesso da Pele”; a atriz, poetisa e escritora Elisa Lucinda; o escritor Estevão Ribeiro, autor de “Rê Tinta e a Revolução Escolar”; e a autora maranhense Anitta Machado. Os convidados discutiram o processo criativo da escrita e suas obras.

Durante a solenidade, foi lançada a Diretriz Nacional de Fomento à Cultura na Socioeducação, um documento desenvolvido a partir dos resultados do Censo Nacional de Práticas de Leitura no Socioeducativo e da 1ª Conferência Livre de Cultura no Socioeducativo. Na ocasião, sete documentos internacionais sobre os direitos das crianças e o sistema juvenil foram traduzidos para o português e apresentados.

A programação deste ano trouxe uma novidade nos dias 12, 16 e 17 de julho: atividades autogestionárias por todo o país.

O estado do Maranhão participou do projeto por meio da FUNAC, com apoio da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (UMF/TJMA), envolvendo os Centros Socioeducativos Florescer, Semear e São José de Ribamar, na comarca da Ilha, e a unidade socioeducativa de Imperatriz.

No dia 12 de julho, o Centro Socioeducativo de Internação Semear realizou uma atividade externa autogestionada com o tema "Juventude, Cultura e Arte", que incluiu uma visita ao Centro Cultural Tatajuba, mediada pela pedagoga Vânia Cléia e pelo diretor Rodrigo, acompanhados por educadores. O Centro Socioeducativo São José de Ribamar também promoveu uma atividade autogestionária, exibindo o filme "Capitães da Areia" para discutir a obra de Jorge Amado.

A programação teve continuidade nesta quarta-feira (17/7), destacando as experiências do projeto, reafirmando o compromisso dos atores dos Poderes judiciário e executivo na promoção de condições que garantam o direito à cultura e literatura para adolescentes e jovens no sistema socioeducativo.

Para o coordenador-geral da UMF/TJMA, desembargador Ronaldo Maciel, aos adolescentes que cumprem medidas em unidades socioeducativas são poucas as oportunidades para acessar espaços de cultura, sendo do interesse do judiciário maranhense, por meio da UMF/TJMA, potencializar mais iniciativas desse tipo. “O projeto Caminhos Literários sinaliza que a literatura é uma dessas vias de acesso, a ideia é que essas atividades não sejam apenas pontuais, mas que façam parte do dia a dia de todas as unidades socioeducativas do Maranhão”, observa.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS