Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove ambientação para estagiários(as) e residentes 

Ação acontece nesta segunda-feira, 3/6

Publicado em 3 de Jun de 2024, 12h58. Atualizado em 4 de Jun de 2024, 10h24
Por Ascom/Tjma

Com o objetivo de possibilitar a integração e o acolhimento, estagiários(as) e residentes jurídicos(as) foram recepcionados(as) por equipes do Programa de Ambientação da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) na manhã desta segunda-feira (3/6). 

Foram realizados dois eventos simultâneos de recepção, um no Centro Administrativo do TJMA, localizado na Rua do Egito, e outro no 3º Salão do Júri do Fórum de São Luís, para acolhimento de estagiários(as) e residentes.

A programação dos encontros contou com apresentação de aspectos históricos sobre o Poder Judiciário do Maranhão, orientações sobre a organização judiciária, bem como noções básicas sobre os direitos e deveres no estágio, entre outros assuntos.

ESTAGIÁRIOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Às 8 horas, a equipe da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA recebeu os estagiários e as estagiárias de graduação e pós-graduação de cursos diversos, exceto Direito, em evento realizado no Centro Administrativo do TJMA. 

Durante a recepção, foram exibidos vídeos institucionais com iniciativas do Tribunal de Justiça como Robô Clóvis, o podcast “O Mérito” e os programas das redes sociais “TJ Explica” e “Justiça em Minutos”.

A diretora-geral do TJ deu as boas-vindas aos estagiários no Centro Administrativo

A diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon, esteve presente e fez um breve balanço sobre as recentes conquistas do judiciário maranhense, desde o critério transparência até sustentabilidade. Com a exposição, a diretora ressaltou a importância dos(as) novos(as) estagiários(as) para a continuidade desses índices de excelência. “Vamos precisar de toda a garra e força que cada um de vocês pode nos conceder, para que juntos comemoremos, no final do ano, o alcance dos almejados reconhecimentos para o nosso Tribunal em todos os setores”, destacou a magistrada.

Logo em seguida, a psicóloga da Divisão Médica do TJMA, Ingrid Rodrigues, realizou palestra sobre a “Postura Ética e Profissional no Judiciário”. Durante a apresentação, a psicóloga pontuou elementos presentes no Código de Ética do Tribunal de Justiça do Maranhão, além de destacar os direitos e deveres dos(as) estagiários(as) no ambiente de trabalho.

A chefe da Divisão de Seleção e Movimentação do TJMA, Dilce Paixão, deu continuidade à apresentação, com a palestra “Conhecendo os Direitos e Deveres no estágio”. Também foram destacados os objetivos do programa de estágio, sua duração e as dúvidas frequentes dos(as) novos(as) integrantes.

Ainda como parte da programação, o coordenador de Atendimento ao Usuário, Givanildo Marques, promoveu diálogo sobre “Segurança e proteção de dados no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão”.

RESIDENTES JURÍDICOS

Já no 3° Salão do Júri do Fórum de São Luís, os(as) residentes jurídicos(as) foram recepcionados(as) pela diretora de Recursos Humanos no TJMA, Diana Bastos, que ressaltou o êxito do Programa de Ambientação de Residentes Jurídicos, instituído pelo Tribunal desde 2008. “É uma iniciativa que traz uma valorização desses(as) estudantes, permite uma troca de conhecimento, também traz esse frescor dos(as) estudantes que estão nas universidades, com suas novas ideias, a visão deles(as) para o Tribunal. Então é uma parceria que gera essa troca”, disse a diretora.

O juiz Rodrigo Nina realizou apresentações sobre oções do Direito

Após a apresentação, o juiz Rodrigo Nina apresentou as “Noções Teóricas e Práticas do Direito”, parabenizando os(as) aprovados(as) e demonstrando a importância da ação de acolhimento. “A ambientação é um momento muito importante, em que os(as) residentes jurídicos(as) terão um panorama do que eles encontrarão no Tribunal de Justiça, com as questões administrativas, bem como a realidade de cada unidade judicial, os tipos de processos, os procedimentos que eles devem estar mais familiarizados para elaborar as minutas de despachos, decisões e sentenças, evitando o retrabalho e contribuindo para a produtividade da unidade”, ressaltou o juiz.

EXPECTATIVA E VONTADE DE APRENDER

Com a chegada dos novos(as) convocados(as), o Poder Judiciário do Maranhão, atinge o número de 567 estagiários(as) e residentes em seu quadro.

“Estou com uma expectativa muito grande, estou muito feliz com essa oportunidade que o TJ está me proporcionando. Espero aprender muito e trazer muito crescimento também para o Tribunal”, foi dessa forma que a estagiária de pós-graduação em Administração Rafaela Rocha demonstrou satisfação e expectativa com a experiência.

A estagiária de graduação Tácita Reis contou ter sido surpreendida positivamente com o que foi apresentado durante o evento de acolhimento “ Eu acho muito importante para todos nos sentimos acolhidos pela equipe, também entendendo um pouco mais sobre a cultura da empresa, o que é que esperam da gente, como a gente pode contribuir, qual é o posicionamento mais adequado para a gente de trabalho e como é a postura”.

 

CONFIRA O ALBÚM DE FOTOS DO FOTÓGRAFO RIBAMAR PINHEIRO

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS