Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA discute metas e celebra resultados do planejamento estratégico

Na ocasião, foram divulgados resultados, ações dos indicadores e projetos do Poder Judiciário do Maranhão (PJMA)

19/12/2023
Ascom/TJMA

A III Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) deste ano, ocorreu nessa segunda-feira (18/12), no auditório do Centro Administrativo (Rua do Egito). Na ocasião, foram divulgados resultados, ações dos indicadores e projetos do Poder Judiciário do Maranhão (PJMA).

Os projetos estratégicos do Judiciário foram apresentados por líderes e gerentes, servidores e servidoras do Judiciário. Os projetos, alinhados com os eixos de gestão Governança, Resolutividade, Integridade e Transparência, estão detalhados no Plano Estratégico do TJMA, para o período de 2021/2026, contemplando 19 objetivos que são medidos através de 68 indicadores e metas.

O encontro foi conduzido pelo coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, juiz Márcio Castro Brandão. 

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, destacou que uma nova cultura organizacional para que seja estabelecida leva-se tempo e uma construção organizada que envolve comprometimento e trabalho. Na ocasião, parabenizou os servidores e servidoras pelo Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade e lembrou que o trabalho para o aprimoramento da prestação jurisdicional continua. 

PROJETOS CONCLUÍDOS 

Nesta edição da reunião foram entregues certificados a líderes de 3 projetos já conclusos durante a atual gestão.

Um dos projetos concluídos apresentados durante a RAE foi o projeto estratégico P.9, cujo objetivo foi reduzir a burocracia dos trâmites administrativos e judiciais: definir e desenhar/redesenhar os processos críticos, adequando a estrutura e tecnologias necessárias.

O projeto estratégico P.29, que visa estruturar e implementar a política de gestão documental e da informação, também teve sua entrega certificada na reunião. Além desse, o projeto P.4 que tem o objetivo de reestruturar a tecnologia da informação - fomentar inovação e agilidade no PJMA também foi certificado. 

METAS AUDACIOSAS

Uma mudança significativa no modelo de atuação do TJMA integra o Planejamento Estratégico de 2021-2026: se tornar um tribunal reconhecido nacionalmente pela prestação jurisdicional de qualidade decorrente de práticas modernas e inovadoras de gestão.

Duas metas audaciosas foram estabelecidas para serem alcançadas nesse período e avaliar esse novo patamar: tornar-se o tribunal de médio porte mais produtivo até o término de 2026 e atingir o selo “Diamante” no Prêmio CNJ de Qualidade até o término de 2026.

O TJMA conquistou o Prêmio Prata do Prêmio CNJ de Qualidade 2022, em reconhecimento feito pelo Conselho Nacional de Justiça, durante o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Confira o Álbum de Fotos do fotógrafo Ribamar Pinheiro, no Flickr do TJMA.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS