Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário acompanha obras de centros socioeducativos em Imperatriz

09/10/2023
Ascom/TJMA

O juiz coordenador do Sistema Socioeducativo da Unidade de Monitoramento do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (UMF/TJMA), José dos Santos Costa, e o juiz da Vara da Infância e Juventude de Imperatriz, Delvan Tavares, em companhia da presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia, visitaram as obras de construção dos centros socioeducativos na cidade de Imperatriz.

Em um terreno de aproximadamente 40 mil m², foi projetada uma área que abrigaria unidades de internação definitiva, com 89 alojamentos, distribuídos nas fases inicial, intermediária e final, além de prédios com sala de aula, campo de futebol, quadra poliesportiva, teatro.

Entretanto, as obras que foram iniciadas em 2014 com entrega prevista para 2015, prazo não cumprido, resultaram em uma Ação Civil Pública que tramita Vara da Infância e Juventude de Imperatriz e encontra-se em fase de apelação no Tribunal de Justiça.

Ao longo desses anos, a obra foi paralisada, foram identificados problemas estruturais e necessidade de readequação do terreno.

A UMF está acompanhando o andamento da construção da obra, que contribuirá para a melhoria do atendimento socioeducativo, não apenas em Imperatriz, mas em toda a região tocantina, possibilitando aos adolescentes da região um espaço para cumprimento da medida socioeducativa que de fato atenda suas necessidades. “Pedimos a celeridade e compromisso do governo do estado na finalização da construção”, observa o juiz José dos Santos Costa.

Nesse sentido, foi realizada também uma reunião com Vagtônio Brandão, presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sul do Maranhão (Agemsul), que comprometeu-se a entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), responsável pela obra e em conjunto acompanhar de forma mais incisiva sua execução.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS