Poder Judiciário/Mídias/Notícias

ESMAM promove nova turma do preparatório à adoção

Participantes discutem sobre processos fundamentais para o estabelecimento da parentalidade adotiva

09/10/2023
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ-TJMA), realiza, até 20 de outubro, mais uma turma do Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção. A ação, desenvolvida em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), reúne postulantes pré-inscritos no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e pessoas que já apresentaram pedido judicial de habilitação à adoção em varas competentes na matéria da Infância e Juventude. 

De acordo com o SNA, o TJMA possui 877 processos de adoção em andamento e a taxa de crianças/adolescentes disponíveis para adoção é de 11,80% do total de acolhidos institucionalmente. 

O curso, no formato on-line, é ministrado às quintas-feiras, na plataforma EAD-ESMAM, por meio de abordagens síncronas (ao vivo) e assíncronas que destacam aspectos jurídicos, psicológicos e sociais que envolvem o processo de adoção. 

A condução e construção da capacitação é de responsabilidade da equipe da CIJ-TJMA, atuando junto às equipes multiprofissionais das diversas comarcas, que fornecem os elementos e direcionamentos essenciais para elaboração da preparação de todos os interessados. O preparatório está organizado em 5 módulos, totalizando 30 horas-aula, ministrada por profissionais que são referência no tema da adoção, conforme a série abaixo.

  • Módulo 1: Introdução e abertura - palestra "A importância do preparo para a adoção"
  • Módulo 2: Aspectos legais da adoção e a nova cultura em torno desse processo
  • Módulo 3: Motivações para adoção e suas diversas facetas
  • Módulo 4: Processos fundamentais para o estabelecimento da parentalidade adotiva
  • Módulo 5: O estágio de convivência e a formação de novos laços familiares

ACESSE AQUI E CONHEÇA OS PALESTRANTES E A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Para mais informações e solicitação de novas turmas, as unidades judiciais competentes devem ligar para: (98) 3261-6287 / 98771-8645 ou enviar mensagem para o e-mail: coinfancia@tjma.jus.br.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS