Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Inscrições abertas para VII Encontro de assistentes sociais e psicólogos(as) do TJMA

Evento inclui colóquios abertos para servidores e servidoras de outras áreas do Judiciário

04/10/2023
Ascom ESMAM

Estão abertas, até 13 de outubro, as inscrições para o VII Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogos(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O evento, promovido pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), acontece de 23 a 25 de outubro, no Centro Administrativo do TJMA e no Fórum de São Luís (Calhau), das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

ACESSE A PROGRAMAÇÃO E CONHEÇA OS PALESTRANTES 

Podem participar do encontro analistas de Psicologia e Serviço Social, e também servidores e servidoras de outras áreas, que terão acesso aos colóquios abertos (8 horas-aula) Família e Sociedade Contemporâneas e Multiparentalidade e Parentalidade Socioafetiva – parâmetros legais e psicossociais, conforme a programação disponível no link abaixo. As inscrições para o público interno são feitas no sistema acadêmico Tutor. Há ainda vagas para estagiários(as) que atuam no suporte a essas áreas e outras reservadas para o público externo e convidados. 

INSCRIÇÕES PARA O ENCONTRO (analistas de Psicologia e Serviço Social) - AQUI

INSCRIÇÕES PARA OS COLÓQUIOS SOBRE FAM´LIA E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEAS (demais servidores e servidoras) - AQUI

INSCRIÇÕES PARA PÚBLICO EXTERNO E ESTAGIÁRIOS(AS) - (lista será encaminhada à organização pelos órgãos parceiros e unidades judiciais)

TEMÁTICA

Nessa edição, o encontro terá como tema Família e Sociedade Contemporâneas, destacando a evolução desse núcleo social, a história das famílias matriarcal e patriarcal, e as novas configurações familiares da atualidade. A programação inclui oficinas e palestras que abordarão sobre o papel do Estado, direito, religião e da própria sociedade no controle da família, com foco nos mitos, legislações, papéis sociais determinados a homens e mulheres, além da influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros.

O evento também discutirá possibilidades de romper com o heteronormativismo, pensando o gênero, a sexualidade e o afeto como norteadores para novas formas de famílias, sem a necessidade da determinação legal de modelos de famílias, tendo como ponto de partida o  entendimento de que a família como uma instituição social tem passado por mudanças na sua forma de organização ao longo do tempo.

MINICURSOS 

O tema será subdivididido em quatro minicursos - As Configurações Familiares e seus Desdobramentos no Poder Judiciário; Práticas em Psicologia Jurídica: O trabalho interdisciplinar e intervenções com famílias em conflito; O Convívio Familiar e seus Desafios para o Assistente Social nas Varas de Família; Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Um Olhar sobre a Experiência do IPCA-MA. Haverá um espaço reservado para fortalecimento das relações institucionais, com reuniões entre as equipes psicossociais do TJMA e representantes da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos da Área Sociojurídica (AASPSI). 

Os minicursos serão ministrados em salas específicas no Fórum de São Luís. 

 


 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: esmam@tjma.jus.br

Facebook: @esmam.tjma

Instagram: esmam_tjma

Fone: (98) 3235-3231

 

GALERIA DE FOTOS