Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA adota Modelagem de Informação da Construção nos projetos de obras

Modelo BIM "Building Information Modeling" foi estabelecido em Resolução

Publicado em 14 de Set de 2023, 11h25. Atualizado em 14 de Set de 2023, 14h51
Por Ascom/TJMA

Considerando o compromisso em alcançar a eficiência exigida na Constituição de 1988, no propósito de prestar serviços de reconhecida qualidade à sociedade maranhense, o Poder Judiciário do Maranhão (PJMA), por meio da Resolução N° 66/2023, dispôs sobre a implementação do BIM – Building Information Modeling (Modelagem de Informação da Construção) nos projetos de obras do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA).

A Resolução estabelece a implementação, de forma gradual, da Modelagem de Informação da Construção na execução direta e indireta de obras e serviços de engenharia no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, devendo o processo ocorrer gradativamente, de acordo com cronograma pré-estabelecido.

A primeira fase – iniciada em 15 de agosto de 2023 -, contempla a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, utilizando a metodologia BIM, referentes a construções novas e deverá conter, no mínimo a elaboração dos modelos BIM de arquitetura, estrutura, fundações, instalações prediais hidro sanitárias, pluviais, elétricas, cabeamento estruturado, spda, climatização e combate a incêndio; a coordenação e compatibilização entre as diversas disciplinas de arquitetura e engenharia; a extração de quantitativos; a elaboração de orçamento 5D; e a geração de documentação gráfica, a partir dos modelos BIM.

A segunda fase será implementada a partir de 15 de agosto de 2024, contemplando a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, utilizando a metodologia BIM, referentes a reformas e/ou ampliações. Os projetos deverão conter, conter, no mínimo todos os itens da primeira fase; a elaboração de planejamento 4D; e a utilização de plataforma de coordenação denominada Ambiente Comum de Dados – CDE (Commom Data Environment), visando à eficiência na gestão da informação, rastreabilidade e melhoria nos processos, conforme preconiza a NBR ISSO 19650-2022 e PR 1015-2022.

A terceira fase, que se dará a partir de 15 de agosto de 2025, vai contemplar a gestão das obras cujos projetos de arquitetura e engenharia foram elaborados utilizando a metodologia BIM e deverá conter, no mínimo, todos os itens das fases anteriores; o acompanhamento e fiscalização das obras; e a atualização do modelo e de suas informações como construído (as built), visando posterior utilização na gestão de ativos.

A Resolução estabelece ainda que deverá ser assegurado treinamento e capacitação constantes dos servidores/das servidoras, bem como as atualizações de software e hardware, além da aquisição de equipamentos como: laser scanner, drones, etc., visando ao atendimento à evolução das fases e ao acompanhamento das inovações atreladas à metodologia BIM.

O normativo contém em anexo o Caderno de Especificações de Projetos em BIM do TJMA e torna-o pré-requisito obrigatório para elaboração de projetos de engenharia e arquitetura seguindo a metodologia BIM.

BIM

O BIM (Building Information Modeling) é um processo que consiste na representação digital e tridimensional das características físicas e funcionais de um edifício, contendo todas as informações necessárias para a execução, implantação, manutenção e gerenciamento de um projeto de forma integrada e organizada.

O modelo proporciona redução de erros de compatibilidade, otimização dos prazos, maior confiabilidade dos projetos, processos mais precisos de planejamento e controle de obras, aumento de produtividade, diminuição de custos e riscos e economia dos recursos utilizados nas obras.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS