Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conciliação Itinerante registra 312 atendimentos à população

O montante negociado foi de R$ 283 mil reais

25/05/2023
Amanda Campos

A quarta edição da Conciliação Itinerante, realizada em Carolina, Riachão e Balsas, no período de 16 a 19 de maio, contabilizou 312 atendimentos à população, dentre audiências e serviços diversos.

Durante o evento, cidadãos e cidadãs solucionaram conflitos, de forma rápida, simples e gratuita.

O projeto é promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka.

Foto colorida horizontal do Desembargador José Gonçalo Filho aolado do juiz Douglas em pé, no stand do TJMA, na AgroBalsas, ao lado de duas servidoras sentadas.

O presidente do Nupemec/TJMA, desembargador José Gonçalo Filho, fez um balanço positivo da iniciativa. “O balanço dessa quarta edição foi extremamente positivo. Afinal, conseguimos facilitar o acesso da população à Justiça, incentivando a pacificação social”, pontuou.

Esta edição contou com o apoio da Defensoria Pública do Estado, da Procuradoria Geral de Justiça e das Prefeituras.

CONCILIAÇÃO

Foto horizontal colorida de pessoas sentadas dialogando com conciliadores e conciliadoras do TJMA durante projeto Conciliação Itinerante.

Todas as sessões da quarta edição de 2023 do projeto Conciliação Itinerante foram devidamente conduzidas por conciliadores e conciliadoras do TJMA, com o apoio de servidores e servidoras da Justiça nas comarcas.

Dentre as audiências processuais (com processo em andamento) e pré-processuais (sem processo) realizadas durante o evento (103), 57 resultaram em acordo entre as partes, o que representa um percentual médio de 55 % de conciliação. O montante negociado girou em torno de R$ 283.642,00.

Na oportunidade, os cidadãos e as cidadãs resolveram questões, de natureza cível ou de família, tais como: divórcio, pensão alimentícia, coleta de material para exame de DNA, guarda de filhos, divisão de bens, problemas de vizinhança, acesso a plataformas digitais de conciliação, orientações jurídicas, dentre outras.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS