Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA sedia Colegiado Nacional de Ouvidores Judiciais

As ouvidorias judiciais são canais de comunicação direta entre a sociedade e a Justiça

05/05/2023
Mirela Nunes

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu na manhã desta quinta-feira (04/5), ouvidores e ouvidoras judiciais de todo o país, na VIII edição do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD), realizada no Hotel Blue Tree (Calhau).

Na ocasião, os ouvidores e as ouvidoras judiciais deliberaram a respeito de inovações e necessidades das ouvidorias judiciais de todo o Brasil. Cada magistrado e magistrada teve um tempo médio de 10 minutos para expor os avanços e desafios das respectivas ouvidorias judiciais que representaram no encontro.

O ouvidor-geral do Judiciário maranhense, desembargador Marcelino Everton, destacou que as ouvidorias judiciais são unidades que estão disponíveis para a população realizar reclamações e sugestões, e que os ouvidores estão sempre atentos às demandas dos(as)  jurisdicionados(as) e também dos(as) servidores(as) da Justiça. “Muitas vezes, pessoas me procuram em eventos para falar de alguma situação, e eu anoto, envio para a secretaria da ouvidoria, que encaminha para o responsável da unidade dar o andamento necessário”, destacou o 2º vice-presidente do TJMA.

“A ideia da criação do Colegiado foi para aperfeiçoarmos o trabalho das ouvidorias, para poder prestar um serviço cada vez melhor à população e aos jurisdicionados. Isso nós fazemos através da nossa troca de experiências, exatamente o que faremos aqui hoje”, disse o presidente do COJUD, desembargador Altair de Lemos Júnior (TJRS).

COJUD

Fundado em 6 de março de 2015, na cidade de Fortaleza (CE), o Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD) teve como anfitrião o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, eleito na ocasião Presidente do COJUD. Atualmente, o presidente do COJUD é o desembargador Altair de Lemos Júnior, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

O Colégio é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, integrada por magistrados e magistradas dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Militares que estiverem exercendo o cargo de Ouvidor(a), bem como por sua comissão executiva.

O intuito da sua criação é melhor atender as diversas demandas recebidas pelas Ouvidorias Judiciais, defender as suas prerrogativas e as funções institucionais na representação dos legítimos interesses dos cidadãos e cidadãs e incentivar a integração das Ouvidorias.

Confira as fotos do evento no álbum do Flickr abaixo:


Agência TJMA de Notícias 
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS