Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Juízes e servidores elaboram Manual de Padronização para unidades judiciais 

PADRONIZAÇÃO DE ROTINAS NAS SECRETARIAS JUDICIAIS

Publicado em 13 de Out de 2022, 9h45. Atualizado em 13 de Out de 2022, 10h22
Por ASSCOM CGJMA

Juízes e servidores do Poder Judiciário estudam a elaboração de um Manual de Padronização sobre as rotinas e fluxos de trabalho utilizados nas secretarias e gabinetes judiciais da Justiça de Primeiro Grau do Maranhão, com o objetivo de orientar a realização das tarefas diárias pelos servidores. A proposta cumpre ações previstas no planajemento estratégico do Poder Judiciário para os anos de 2021-2026.

A tarefa de elaboração do manual é dirigido por um grupo de trabalho formado pela juíza Tereza Cristina Franco Nina, coordenadora de planejamento e aprimoramento da Justiça de 1º Grau, e integrado pelos juízes Rodrigo Terças Santos (Juiz da Vara única e Douglas Lima da Guia (Vara Única de Balsas), com o auxílio de servidores da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) e da SEJUD Cível.

O teor do manual foi discutido em reunião realizada na terça-feira, 11, às 9h30min, pelos servidores da Corregedoria Geral da Justiça, Judith dos Passos Pereira (chefe da Divisão de Projetos, Padronização e Rotinas), Wendeel Saraiva Barroso (secretário da coordenadoria de planejamento e aprimoramento da Justiça de Primeiro Grau), Kleyce Noleto Veiga (auxiliar judiciária) e os secretários judiciais da SEJUD Cível de São Luís, Lidiane Pereira Carvalho e Toni Frazão Ramos.

USO DE CARTILHAS NA SEJUD CÍVEL

Os secretários Toni Frazão e Lidiane Carvalho apresentaram as cartilhas usadas pela SEJUD Cível como referência para a realização das tarefas realizadas pelo sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), que são divididas por núcleos: cumprimento, atendimento, verificação e digitalização/correspondência. Na SEJUD Cível são realizados os acompanhamentos de prazos, o uso de robôs para a etiquetar os processos e a identificação de métodos de trabalho eficazes.

Para esses servidores, a cartilha é um instrumento eficaz para alcançar a excelência no funcionamento da unidade judiciária e um exemplo de boa prática para o Judiciário.  Além da cartilha, a SEJUD Cível também realiza cursos sobre o Código de Processo Civil quando identifica uma ou mais matérias se apresentam com maior dificuldade na elaboração e a realização de treinamentos das tarefas. 

Os servidores compreendem ser necessário a realização de tarefas por tempo e não por peso para a contagem de produtividade. Quanto aos Correios, consideram  interessante o uso do programa SGD, AR Digital e E-cartas (correios interligado ao PJe).

O secretário judicial Especial Toni Frazão Ramos ressaltou a necessidade de um acompanhamento minucioso com as comarcas do interior do Estado na implantação do Manual de Padronização de secretarias e gabinetes do Poder Judiciário do Estado do Maranhão. Para o servidor a elaboração de um Manual de Padronização de secretarias e gabinetes “trará eficiência as atividades das secretarias e gabinetes e consequentemente ao fluxo de todo o Poder Judiciário”. 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS