Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Vara do Idoso de São Luís, Vara de Execuções Penais de Imperatriz, Comarca de Icatu e Turma Recursal de Chapadinha iniciam correição

Publicado em 10 de Jan de 2022, 11h55. Atualizado em 10 de Jan de 2022, 11h57
Por Michael Mesquita

Diversas unidades judiciais iniciam nesta semana a Correição Geral Ordinária, obedecendo ao que dispõe o Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, bem como a Resolução 24/2009, do Tribunal de Justiça do Maranhão. Entre essas unidades judiciais estão a Vara do Idoso de São Luís, a Vara de Execuções Penais de Imperatriz, a Comarca de Vara Única de Icatu e a Turma Recursal de Chapadinha. Na Vara do Idoso, conforme Portaria editada pela juíza Lorena Brandão, as atividades acontecem no período de 10 a 21 de janeiro. A magistrada cita o artigo 35 do Código de Organização Judiciária do Maranhão, que determina que a Correição Geral Ordinária deve ser realizada pelo magistrado ou magistrada no primeiro semestre de cada ano, em regra até o dia 20 de janeiro.

Destaca a portaria: “Instaurar Correição Ordinária junto à Vara Especial do Idoso e de Registros Públicos da Comarca de São Luís, com análise de processos, por amostragem, conforme artigo 16 da Resolução 24/2009, os processos e livro da Comarca (…) Designar o dia 10 de janeiro às 8h na sala de audiências da Vara Especial do Idoso e de Registros Públicos, localizada no Fórum Des. Sarney Costa, ficando a solenidade de encerramento, desde já estabelecida para o dia 21 de janeiro, às 18h, ressalvadas as hipóteses de finalização dos trabalhos antes da data prevista ou a necessidade de prorrogação dos serviços (…) Eventuais reclamações ou sugestões sobre o funcionamento desta unidade ou sobre procedimentos e atividades de serventuários nela lotados deverão ser oferecidas por e-mail (secidoso@tjma.jus.br), logo após o início dos trabalhos correicionais (…) Durante a correição, ficam suspensos os prazos, que voltarão a correr no primeiro dia útil após o encerramento dos trabalhos”.

Na Vara de Execuções Penais de Imperatriz, de igual forma, o juiz Mário Henrique Mesquita Reis ressalta na portaria o seguinte: “Realizar Correição Geral Ordinária, com início no dia 10 de janeiro de 2022, às 9h, no Gabinete da Vara de Execuções Penais, e término no dia 20 de janeiro de 2022, às 17h, no mesmo local (…) Determinar que todos os processos se encontrem na serventia com vinte e quatro horas de antecedência ao início dos serviços, devendo relacionar àqueles que se encontram em grau de recurso e requisitar, de ordem deste juízo, aqueles que se encontrem com vistas às partes (…) Na solenidade de encerramento, será feito um resumo dos trabalhos realizados e das providências adotadas”.

ICATU E CHAPADINHA

Na Comarca de Vara Única de Icatu, o juiz Celso Serafim Júnior levou em consideração na Portaria a necessidade de que os serviços forenses transcorram sempre em conformidade com os ritos definidos na Constituição e nas leis, bem como em consonância com o disposto em artigo da Resolução 24/2009 e outras. Ele destaca, ainda, o objetivo de se aprimorar a prestação jurisdicional, imprimindo celeridade aos serviços judiciais, bem como esclarecer situações de fato, prevenindo irregularidades, reclamações denúncias e faltas disciplinares. A correição em Icatu segue até o dia 28 de janeiro e o magistrado decidiu por manter todas as audiências para este período já designadas, visando à não paralisação do trâmite processual.

“Durante a correição deverão ser examinados processos, livros, papéis, atos e tudo mais que se relacionar com o expediente forense, podendo os interessados fazer qualquer tipo de reclamação, sugestão, crítica ou elogio ao Secretário da Correição (…) Os prazos processuais não serão suspensos durante todo o período de realização da correição ordinária (…) Determinar a publicação deste expediente no Diário da Justiça Eletrônico, no átrio do Fórum, e nos meios usuais de comunicação, para ampla divulgação, bem como remessa de cópias ao Presidente do Tribunal de Justiça e ao Corregedor-geral da Justiça”, enfatizou a portaria, frisando que fossem expedidos convites às autoridades locais e aos advogados militantes na comarca para participar das solenidades de abertura e de encerramento dos serviços.

Outra unidade que inicia correição nesta segunda-feira é a Turma Recursal Cível e Criminal de Chapadinha. A portaria, expedida pelo juiz Karlos Alberto Ribeiro Mota, destaca o seguinte: “Proceder à correição ordinária os serviços judiciais, no período de 10 a 20 de janeiro de 2022 em todos os processos e bens existentes na Turma Recursal de Chapadinha com sede no Fórum Ministro Edson Vidigal, situado à Av. Cel. Pedro Mata, Centro, nesta cidade, tendo em vista o retorno do recesso em 7 de janeiro de 2022 e a necessidade de identificação dos processos e demandas a serem analisadas”.

E finaliza: “Determinar a publicação desta portaria no Diário da Justiça, bem como sua divulgação pelos meios de comunicação disponíveis na comarca, com remessa de cópias ao Presidente do Tribunal de Justiça e Corregedor-Geral da Justiça (…) Determinar a abertura de um livro destinado à lavratura de visitas de correição, onde será consignado resumo do relatório da correição ou inspeção, inclusive com as irregularidades encontradas e as medidas saneadoras determinadas (…) Comunicar que qualquer pessoa poderá, a qualquer momento, apresentar reclamações contra os serviços judiciais, inclusive através de meio eletrônico, disponibilizando-se, para tanto, o e-mail da Turma Recursal: turmarecursal_cha@tjma.jus.br”.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS