O Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi convidado a participar de uma reunião interinstitucional, promovida pela Secretaria de Estado e Direitos Humanos e Participação Popular. O encontro por videoconferência aconteceu nessa sexta-feira (4).
O encontro aconteceu entre o coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa, o juiz Jorge Sales Leite, a equipe técnico-científica do Núcleo, a coordenadora do Programa Justiça Presente no Maranhão, Cláudia Gouveia, a secretária da Secretaria Adjunta de Direitos da Criança e do Adolescente, Lissandra Leite, a presidente do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos e coordenadora adjunta do programa Pacto pela Paz, Mari-Silva Maia, a coordenadora de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Klécia Patrícia de Melo e a coordenadora de Promoção da Política de Pessoa Idosa, Débora Jatahy.
A reunião teve como objetivo apresentar as ações que a SEDIHPOP tem realizado relacionadas a Justiça Restaurativa manifestando interesse em colaborar com futuras atividades a serem desenvolvidas pelo Núcleo. Foram apresentadas as ações do Programa Justiça Presente e apresentadas as ações que estão sendo realizadas para estruturação do Núcleo de Justiça Restaurativa.
Os pontos principais da reunião versaram sobre a possibilidade de utilização de metodologias da Justiça Restaurativa para as práticas de mediação comunitária, a necessidade de investir na formação de facilitadores e na sensibilização de magistrados para que haja a difusão de ações de Justiça Restaurativa no estado do Maranhão.
Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br