Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA define lista tríplice de advogados para membro titular do TRE

Escolha para a categoria Jurista ocorreu na sessão plenária administrativa desta quarta, dia 12, e os mais votados foram Rodrigo Maia, Denise Farias e Ana Valéria Sodré

Publicado em 12 de Nov de 2025, 11h03. Atualizado em 12 de Nov de 2025, 11h21
Por Ascom/TJMA

Os desembargadores e as desembargadoras do Tribunal de Justiça do Maranhão definiram, nesta quarta-feira (12/11), a lista tríplice de advogados para membro titular, na categoria Jurista, para o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/MA). Os mais votados na sessão plenária administrativa foram Rodrigo Maia Rocha (19 votos), Denise Soares Farias (17 votos) e Ana Valéria Sodré (16 votos).

A composição da lista tríplice para a vaga ocorreu em razão do encerramento do primeiro biênio do juiz Tarcísio Almeida Araújo, da classe de advogados, previsto para o dia 22 de janeiro de 2026.

Com uma desistência, 13 advogados e advogadas concorreram à lista tríplice, todos e todas com manifestação pelo deferimento das inscrições do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho.

Foto horizontal da eleição de lista tríplice de advogados para o TRE. A foto mostra uma sessão no TJMA. São visíveis as costas de várias pessoas sentadas em cadeiras, muitas delas vestindo togas pretas. Elas estão em frente a uma bancada, trabalhando com laptops abertos (em alguns casos, parcialmente visíveis) e documentos. Há uma mesa diretora, onde outras pessoas estão sentadas, algumas também vestindo togas. No centro, há um grande painel de telas exibindo informações e uma videoconferência. No momento da foto, a tela maior mostra o rosto de uma mulher falando em um microfone. Ao lado da tela, há bandeiras, incluindo a bandeira do Brasil e a bandeira do Maranhão. Acima da bancada, há um crucifixo preso à parede. Outras pessoas, incluindo operadores de câmera e técnicos, estão de pé ao redor.

Acho que todos os candidatos são preparados, com um grande trabalho na advocacia", destacou Froz Sobrinho.

VOTAÇÃO

Para figurar em uma das três posições, cada candidato ou candidata teria que alcançar um mínimo de 15 votos, equivalente à maioria absoluta – metade mais um – dos 28 votantes. 

O presidente do TRE/MA, desembargador Paulo Velten, reforçou a importância da informação que já havia dado na sessão administrativa do Órgão Especial de 8 de outubro passado, de que a lista tríplice formada, sempre que possível, deve ser de forma mista, com a participação de mulheres e homens, com perspectiva interseccional de raça e etnia, nos termos da alteração introduzida pela Resolução TSE nº 23.746/2025.

Cada desembargador e desembargadora escolheu três nomes, na ordem dos mais antigos para os mais recentes na Corte. Como o advogado Rodrigo Maia e as advogadas Denise Farias e Ana Valéria Sodré receberam mais do que o mínimo de votos exigidos, não houve necessidade de uma nova eleição.

A lista será enviada ao presidente do TRE/MA, que reunirá as documentações do advogado e das advogadas indicados/as e as encaminhará para análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nomeação da pessoa indicada caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto horizontal da eleição de lista tríplice de advogados para o TRE. A foto exibe uma plateia em uma sessão do TJMA. Vários indivíduos estão sentados e atentos, voltados para a frente (direção onde a foto está sendo tirada). Muitos estão com trajes sociais (ternos, blazers), e alguns seguram documentos ou olham para seus celulares. Há um grupo significativo de pessoas vestindo uniformes militares de cor cáqui. O salão tem piso claro e paredes com portas ou janelas altas em madeira escura. Grandes pilares de sustentação são visíveis.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS