SOBRE O NGPI
O Núcleo de Gestão de Processos Institucionais (NGPI) é o escritório de processos do Poder Judiciário do Maranhão (PJMA), unidade acrescentada como staff à estrutura da Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (COACE) e a esta vinculado.
Ele foi instituído pela Resolução GP nº 17/2022, atendendo ao objetivo definido no Plano Estratégico Institucional (PEI) do PJMA para o ciclo 2021-2026, contemplado no projeto estratégico P.9 intitulado 'Definir e desenhar/redesenhar processos críticos adequando estrutura e tecnologias necessárias'.
O NGPI é a área responsável por gerir os relacionamentos com as demais áreas da instituição; e, principalmente por, garantir o alinhamento entre a Estratégia (PEI), os objetivos estratégicos e os processos da organização; além de gerir a Cadeia de Valor do PJMA, o repositório (portfólio) de processos da organização e monitorar o desempenho destes.
Conforme o art. 5º, da Resolução GP nº 17/2022, são atribuições do NGPI:
I - prestar consultoria em gestão de processos de trabalho, na área administrativa;
II - assessorar na elaboração, implantação e acompanhamento de projetos de racionalização de métodos e processos de trabalho;
III - prestar consultoria para implantação e acompanhamento de sistemas de gestão da qualidade;
IV - promover estudos e elaboração de propostas de definição da estrutura orgânica do TJMA;
V - assessorar na elaboração de normas, procedimentos, regulamentos, manuais e demais instrumentos operacionais de trabalho;
VI - promover intercâmbio com outros tribunais em assuntos relacionados à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho; e
VII - promover a divulgação de ações e resultados referentes à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho.
O Núcleo foi recentemente estruturado em termos da sua atuação, serviços, processos e ferramentas de trabalho por meio da consultoria prestada pela empresa 3Gen, tendo sido o projeto executado em 7 meses (28 semanas), com início no mês de abril e encerramento em outubro de 2023, contando com 5 etapas, a saber:
1. Alinhamento e planejamento;
2. Treinamento em gestão de processos de negócio;
3. Estruturação do NGPI;
4. Construção da Cadeia de Valor do PJMA; e
5. Implementação de ciclo de melhoria em 10 processos de negócio.