Na última sexta-feira (29/8), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) encerrou a oitava edição dos Encontros Regionais com cursos e capacitações para aprimorar os conhecimentos, o bem-estar e a segurança de magistrados, magistradas, servidores e servidoras. O foco foi a formação em defesa pessoal, requisição de precatórios e regularização de incidentes.
A programação foi aberta pela diretora de segurança institucional do TJMA, cel. Claridelma Mesquita. Ela abordou as atribuições da DSI e as medidas de prevenção e proteção adequadas para magistradas, servidoras e colaboradoras em situação de violência doméstica e familiar contra a mulher no âmbito dos tribunais.
Em seguida, para esclarecer dúvidas sobre os protocolos do sistema de segurança do Poder Judiciário, a sargento Samara deu continuidade à exposição, apresentando as ferramentas de incentivo à denúncia e combate à violência, com adoção de um acolhimento humanizado e sigiloso.
Após a abordagem teórica, as equipes de Barreirinhas participaram do curso de "Defesa Pessoal". Os/as participantes receberam instruções práticas para reagir em situações de risco em ambientes frequentados no cotidiano. O curso foi ministrado pelo professor e policial federal e especialista em Autodefesa e Proteção de Terceiro, Sandro Avelar e pela professora de Defesa Pessoal e faixa preta em Krav Magá e Karatê, Graça Pedroza.
CAPACITAÇÃO TÉCNICA
A programação também contou com capacitação sobre "Requisições de Precatórios Judiciais", com demonstração prática do sistema Sapre, conduzida pelo supervisor do Regime Especial de Precatórios, analista judiciário Marcos Vinícius Almeida Araújo.
Os participantes dialogaram e trocaram experiências sobre os aspectos normativos da matéria, além de visualizar o preenchimento correto das requisições diretamente no sistema.
Outra ação voltada ao aprimoramento da gestão judicial foi o curso “Procedimentos para regularização de incidentes - Meta CNJ - SEEU”, ministrado pelo servidor da Divisão do Sistema Carcerário da UMF/TJMA, Wendel Rodrigues.
A formação buscou a orientar sobre gestão dos incidentes de execução penal pendentes, explicando as funcionalidades e o preenchimento de formulários e exercícios práticos sobre Sistema Eletrônico de Execução Penal (SEEU), abordando também estratégias para solucionar as demandas necessárias, contribuindo com as metas do Prêmio CNJ de qualidade.
Confira o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023