Estimular colaboradores a refletirem sobre a Lei Maria da Penha. Este foi o propósito principal da conversa que a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) promoveu, numa Roda de Diálogos do programa “Homem Consciente”, com homens que trabalham na empresa Aconsult – Grupo GM Soluções.
A atividade em alusão à campanha do “Agosto Lilás” foi realizada no dia 22 de agosto, a convite da analista de RH da empresa, Bianca Santos. Os diálogos foram mediados pela psicóloga Edla Ferreira e pelo estagiário de Psicologia Rodrigo Rodrigues, integrantes da equipe multidisciplinar da Cemulher.
O estímulo à reflexão sobre a Lei Maria da Penha é voltado para a proteção integral das mulheres, os tipos de violência, os canais de denúncia, mecanismos de proteção e sobre a importância do envolvimento dos homens no enfrentamento às violências contra as mulheres.
O programa “Homem Consciente”, desenvolvido pela Cemulher desde 2021, visa sensibilizar e envolver o público masculino na prevenção de atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares, por meio de reflexões sobre o papel dos homens na luta pelo fim das violências contra as mulheres.
A ação contou com a participação ativa dos colaboradores, que compartilharam vivências, conhecimentos e esclareceram dúvidas sobre os assuntos tratados.
TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE
De acordo com a analista de RH, Bianca Santos, a atividade teve o propósito de “abrir espaço para que os homens pudessem ser ouvidos e tivessem um momento específico de reflexão sobre seu papel na transformação dessa realidade”.
Bianca Santos considerou o encontro como “extremamente enriquecedor”, o que, segundo ela, motiva o Grupo GM Soluções a fortalecer a parceria com a Cemulher e a continuar promovendo ações com seus colaboradores que fortaleçam a cultura do respeito, empatia e igualdade dentro da empresa. O grupo é parceiro da Coordenadoria desde 2024, por meio do Programa Valoriza Mulher.
VALORIZA MULHER
O programa Valoriza Mulher foi criado em 2019 pela Cemulher, com o intuito de mobilizar e estimular empresas a desenvolverem ações voltadas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero tanto no ambiente corporativo quanto nas comunidades do seu entorno.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024