Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA é homenageado com Prêmio REMADD 2025 - "Troféu Biana da Esperança"

Prêmio reconhece os relevantes serviços e ações prestados à população

Publicado em 29 de Ago de 2025, 9h45. Atualizado em 29 de Ago de 2025, 9h51
Por Orquídea Santos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Programa PopRuaJud, na categoria Justiça e Segurança, foi agraciado na noite desta quinta-feira (28/8), no Pallazo Eventos, com o Prêmio REMADD 2025 – “Troféu Biana da Esperança”. A honraria é destinada a autoridades e instituições que se destacam pela contribuição na garantia do acesso à Justiça, à democracia, à cidadania e à equidade, bem como pela preservação dos direitos já conquistados pela sociedade, considerando a extrema relevância das ações e serviços do Sistema de Segurança Integrado e do Sistema de Justiça do Maranhão.

O prêmio REMADD 2025 – Programa PopRuaJud foi recebido pela desembargadora Ângela Salazar, que representou o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho. Ela destacou que esse reconhecimento tem grande significado, pois demonstra que a sociedade compreende que o Poder Judiciário vai além da função de julgar, promovendo a dignidade humana e garantindo cidadania às comunidades vulneráveis.

“Referente à população de rua, o Tribunal mudou o olhar, o sentir, para essa população. Então, é um fato histórico para o nosso Tribunal. Está de parabéns o nosso presidente, que é um homem sensível, um homem que sente as necessidades da população, implementa uma política para promover e garantir a cidadania do Maranhão, principalmente da população em situação de vulnerabilidade social”, comentou a desembargadora.

O Prêmio REMADD 2025 – Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejur) foi entregue à juíza Larissa Tupinambá, que ressaltou o reconhecimento da política de Justiça Restaurativa instituída pelo TJMA como uma alternativa eficaz para lidar com conflitos, distanciando-se do modelo tradicional centrado na punição e repressão, que ignora os motivos e causas das infrações, bem como as necessidades das vítimas.

“Conseguindo entender as causas e a origem do crime, conseguimos uma resposta melhor que passa pela ressocialização, pelo tratamento e cura”, finalizou.

A chefe de gabinete do TJMA, Tereza Fonseca Carvalho, recebeu o Prêmio REMADD 2025 na categoria Políticas Públicas.

“Eu me sinto honrada e agradecida por ter recebido esse prêmio, que entendo não ser individual, mas coletivo. Do Tribunal também, da minha família, da sociedade e, sobretudo, da população vulnerável social e economicamente, que me inspira a ser melhor”, pontuou.

O presidente da Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas e do Prêmio Remadd, Erisson Lindoso, comentou da honra de ter o Tribunal de Justiça representado por guardiãs da Justiça social que, com equidade, tem trabalhado nas políticas públicas, fortalecendo pessoas em situação de rua, fortalecendo pessoas de egressas do sistema penitenciário ou dentro do sistema penitenciário, fortalecendo as necessidades de mães, de mulheres, de crianças.

“Sem o Tribunal de Justiça, a política sobre drogas não avançaria como está avançando no Maranhão e no Brasil. Quero agradecer ao desembargador Froz Sobrinho, como também a todos os juízes/as e a todos os trabalhadores/as e funcionários/as do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. É merecido esse prêmio, duplo prêmio este ano ao Tribunal de Justiça e magistrados/as.

PRÊMIO REMADD

O prêmio REMADD (Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas) tem o objetivo de evidenciar, homenagear e valorizar personalidades e instituições que desempenham com destaque, as boas práticas e resultados exitosos na Política Sobre Drogas, considerando ações que promovam a participação social, o combate ao racismo, a promoção da equidade de gênero, a produção científica, a garantia de direitos e proteção a grupos vulnerabilizados, a espiritualidade, a redução de danos sociais e à saúde, o acolhimento responsável e profissional, realizadas no Estado do Maranhão, por maranhenses que se destacam no país e no mundo, ou por personalidades nacionais e internacionais que vem contribuindo para um mundo melhor dando-lhes o devido reconhecimento por meio do “Troféu Biana da Esperança”.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

 

GALERIA DE FOTOS