José de Ribamar Conceição dos Santos e Jânia Sousa de França podem até ter suas diferenças, mas uma coisa ele e ela têm em comum: a filha Yana Krisna de França, que, numa situação inusitada, tornou-se também a advogada de ambos no acordo de divórcio intermediado pelo conciliador Lucianno Amado. O diálogo que resultou na separação definitiva do pai e da mãe de Yana ocorreu dentro do ônibus do projeto Conciliação Itinerante, do Tribunal de Justiça do Maranhão, nessa terça-feira (15/7), segundo dia de atendimento no município de Balsas, a 810 km de São Luís.
“Não era a minha intenção separar da minha família, mas aconteceu e, graças a Deus, tem a minha filha que está acompanhando. Eu tenho certeza que o que foi feito aqui foi de acordo com a lei, então está tudo certo”, entendeu José de Ribamar.
“Ela está sendo competente, está trabalhando direitinho, está crescendo aos poucos, é o meu orgulho”, revelou Jânia.
“Não é uma situação que nenhum filho deseja para a família, mas, às vezes, é necessário e a gente deseja que cada um construa sua vida agora, mesmo que separados, que sejam felizes”, falou a advogada e filha.
Em dois dias do projeto Conciliação Itinerante em Balsas, o índice de acordos realizados subiu para 83,08% do total e movimentou R$ 320.760, 53. Foram 54 acordos feitos, até o momento, em 65 audiências realizadas.
QUALIDADE DO SERVIÇO
Algumas visitas surpreenderam positivamente o juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos TJMA, Rodrigo Costa Nina, como a da chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Giovana de Paiva Leite, acompanhada de Giovanni Machado da Silva, assessor técnico especializado da Secretaria. Foram acompanhar o projeto PopRuaJud, em Balsas, e aproveitaram para conhecer o trabalho do projeto Conciliação Itinerante.
“Recebemos visitas de diversas instituições, aqui no ônibus da Conciliação, onde, de fato, ficam impressionados com a estrutura e a qualidade do serviço que colocamos à disposição da população”, relatou Rodrigo Nina.
MAIS SEPARAÇÃO
“Enfim, estou solteira”, anunciou a locutora Joseane dos Santos Silva, ao sair do ônibus da Conciliação Itinerante com o acordo de dissolução da união estável com o açougueiro Artur Ferreira, intermediado pelo conciliador Moisés Ferreira. Conviveram por dez anos, tiveram três filhos e se separaram um ano atrás. Fizeram também a revisão de valor da pensão alimentícia.
“Atendimento bem humanizado, uma experiência muito boa. Ótimo”, avaliou Joseane (durante o atendimento, na foto acima).
“Foi muito bom, porque foi rapidão e resolveu logo meu problema. Melhor, né, porque não fica um incomodando o outro”, concordou Artur.
OUTROS ACORDOS
A auxiliar de limpeza Arcanja Maria Barbosa descobriu que poderia resolver uma situação de pensão alimentícia com Carlos de Jesus da Conceição, pai do seu filho adolescente, na unidade móvel do projeto. Fez o acordo com ele, com apoio da conciliadora Lucieni Aquino (foto acima).
“Eu vi na televisão. Eu trabalho bem aqui nessa praça também. Desde ontem eu vim aqui, procurei a moça, aí a Defensoria me ligou e mandou a mensagem pra mim. Foi tudo rápido”, contou Arcanja.
“Ela foi atenciosa, uma pessoa educada, gostei demais. Está de parabéns”, elogiou Carlos.
“É um reconhecimento do nosso trabalho pela população, é gratificante trabalhar na Conciliação, porque a gente sabe que as partes saem totalmente satisfeitas”, agradeceu a conciliadora.
Já o assessor jurídico e conciliador Gustavo Garcia resolveu em poucos minutos uma pendência entre o pintor automotivo Acácio de Souza Guida e o analista de crédito de cobrança Gleison Araújo (foto acima), de uma loja de confecções. O acordo reduziu em mais de um terço o valor da dívida.
“Fui bem tratado, ele conversa bem, com respeito”, disse Acácio sobre o atendimento.
“Foi bem amigável. Foi ótimo”, concordou Gleison.
No projeto Conciliação Itinerante, as pessoas podem resolver situações relacionadas a divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade – com a possibilidade de realização de exame DNA –, pensão alimentícia, regulamentação de guarda, renegociação de dívidas, dentre outras, de forma gratuita.
Também fazem parte da equipe de conciliadores em Balsas, Sheyla Rodrigues, Filon Krause, Guilherme Freire e Vanessa Nunes.
ATENDIMENTO
O atendimento do projeto Conciliação Itinerante em Balsas termina nesta quarta-feira (16/7), das 8h às 17h, na Praça Eloi Coelho, s/n, Centro. Na quinta-feira, dia 17, a equipe atenderá em São Raimundo das Mangabeiras, na Praça da Família, Avenida Rodoviária, bairro São Francisco; Já na sexta-feira, dia 18, será a vez de São Pedro dos Crentes, na Praça da Prefeitura, em frente à Secretaria de Assistência Social, Centro.
Veja o álbum de imagens da repórter fotográfica Josy Lord.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024