Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA realiza roda de conversa sobre assédio em Varas de Violência Doméstica de Imperatriz

Iniciativa integra ações do projeto ¿Assédio aqui não. Denuncie!¿, promovido pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio

Publicado em 11 de Jul de 2025, 15h40. Atualizado em 11 de Jul de 2025, 13h32
Por Ascom/TJMA

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu, no dia 10 de julho, uma roda de conversa com servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, colaboradores e colaboradoras das 1ª e 2ª Varas de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Imperatriz.

A atividade foi conduzida pela juíza Elaile Silva Carvalho, titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar da comarca e membra da Comissão de Assédio de 1º Grau, e ocorreu nas dependências da Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz.

Com o tema “Roda de Conversa sobre Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação nas Varas de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Imperatriz”, o encontro integrou as ações preventivas do projeto institucional “Assédio aqui não. Denuncie!”, iniciativa voltada à conscientização e ao enfrentamento de práticas que comprometam a integridade e o respeito no ambiente de trabalho.

Durante o momento de diálogo, a magistrada apresentou as atribuições e o funcionamento da Comissão, os normativos que norteiam sua atuação e exemplos de condutas que configuram assédio e discriminação. O espaço também foi oportuno para o compartilhamento de sugestões, relatos e dúvidas dos participantes, fortalecendo o compromisso coletivo com um ambiente laboral mais seguro e acolhedor.

Na ocasião, foram afixadas placas educativas produzidas pelo Comitê de Diversidade do TJMA, com mensagens de conscientização:

  • “É expressamente proibida a prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.”
     
  • “Racismo é crime! Lei nº 7.716 / Decreto 37.761. É expressamente proibida a prática de racismo.”
     

As mensagens integram as ações de prevenção e promoção de uma cultura institucional pautada no respeito, na diversidade e na dignidade das pessoas.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

 

GALERIA DE FOTOS