Poder Judiciário/Tribunal de Justiça/Institucional/Ouvidoria

OUVIDOR - Desembargador Marcelino Chaves Everton

 

Foi aprovado em concurso de escrivão de polícia em 1970. Depois que se bacharelou em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em 1975, na última turma da antiga Faculdade de Direito da Rua do Sol, ascendeu ao cargo de delegado de polícia.

Participou do Estágio Universitário da Câmara dos Deputados - destinado aos estudantes brasileiros que cursavam o último ano dos seus respectivos cursos superiores - em Brasilia, em 1975.

Marcelino Everton participou de vários eventos de especialização no Brasil e no exterior. No país esteve presente em congressos de magistrados e cursos de Direito Processual Civil e de Direito da Família, muitos deles de caráter internacional.

Pela REDLAJ (Red Latinoamericana de Jueces), que congrega juízes ibero-americanos, participou de congressos em Barcelona (Espanha - 2007), Santiago (Chile - 2008), Cartagena (Colômbia - 2010) e Lima (Peru - 2011).

Recentemente, reuniu suas crônicas e artigos publicados em jornais maranhenses no livro "Crônicas de um Arariense".

Ingressou na magistratura em 1982, após aprovação em concurso público para Juiz de Direito. Foi promovido por merecimento para as comarcas de Carolina (1986-1990) e Pedreira (1990-1993).

Chegou à capital em setembro de 1993, promovido por antiguidade como juiz auxiliar, tendo sido titularizado na 5ª Vara da Fazenda Pública, por ele instalada em 1997. Por meio de permuta, foi para a 2ª Vara da Família em 2002, onde permaneceu até ter acesso ao cargo de desembargador.

Como juiz da 10ª Zona Eleitoral, presidiu a solenidade de diplomação do prefeito e vereadores eleitos em 2004, em São Luis.

Marcelino Everton teve acesso ao cargo de desembargador, pelo critério de antiguidade, sendo oficialmente empossado em 16 de outubro de 2013.

 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS