Ricardo Duailibe nasceu em 6 de junho de 1955, em São Luís, capital do Maranhão. Filho de Benedito Salim Duailibe e Maria de Lourdes Bugarin Duailibe. Iniciou seus estudos na Escola Modelo Benedito Leite, transferiu-se para o Colégio Maristas e como bolsista concluiu o 2º grau, no Oceanside High School – “Senior High”, em Oceanside, Califórnia, Estados Unidos. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão em junho de 1979.
Como advogado, foi condecorado com o diploma da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Oficial, concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, e com a medalha do Mérito Judiciário “Des. Antonio Rodrigues Vellozo”, por relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário do Estado do Maranhão, concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Teve participação ativa perante o Conselho Seccional da OAB no Maranhão, como Conselheiro e como membro da primeira composição do seu Tribunal de Ética. Foi fundador e presidente do Instituto dos Advogados do Maranhão (IAM) e, após 33 (trinta e três) anos de ininterrupta atividade advocatícia, foi nomeado Desembargador, em 9 de agosto de 2013.
O desembargador Ricardo Duailibe exerceu o cargo de Ouvidor do Poder Judiciário do Maranhão, no biênio 2016/2017. Em 17 de maio de 2018, em reconhecimento à sua atuação avançada na Ouvidoria Judiciária do Maranhão e larga experiência compartilhada pelo magistrado no cargo de Ouvidor, recebeu o título de ‘Ouvidor Emérito’, entregue durante o IV Encontro Nacional do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais.
Em fevereiro de 2017, foi eleito membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) pelo Tribunal de Justiça. Atuou como corregedor Regional Eleitoral do Maranhão, no período de 23 de fevereiro de 2017 a 17 de dezembro de 2017.
O desembargador Ricardo Duailibe exerceu o cargo de presidente do TRE/MA, no período de 18 de dezembro de 2017 a 23 de fevereiro de 2019. Durante sua gestão no Tribunal Eleitoral, presidiu a emblemática eleição presidencial de 2018.