Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA e UEMA inauguram Centro de Conciliação em Grajaú

Parceria fortalece acesso à Justiça e promove cidadania

Publicado em 15 de Mai de 2025, 16h40. Atualizado em 15 de Mai de 2025, 16h44
Por Márcio Rodrigo

Grajaú acaba de receber um importante reforço no acesso à Justiça e na promoção da cidadania. Na manhã desta quinta-feira (15), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), inaugurou o 26º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Estado. O novo Cejusc, localizado no campus da UEMA, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Antônio Guimarães, s/n, no mesmo prédio do Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal.

  • A chegada do Cejusc em Grajaú representa um avanço significativo na mediação de conflitos e na promoção do diálogo entre os cidadãos e o Poder Judiciário.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, destacou o compromisso da Justiça com a população e ressaltou a importância da escuta ativa para viabilizar soluções conciliatórias. “A justiça está aqui e nós vamos fazer uma busca ativa da comunidade. Vamos atrás das pessoas, vamos ouvi-las e prepará-las para conciliar. A justiça é conciliadora, é restaurativa. Cada atendimento que realizamos evita mais um processo judicial, pois a conciliação traz soluções rápidas e eficazes", pontuou.

Presidente do TJMA destaca compromisso do Poder Judiciário com a conciliação

A parceria entre TJMA e UEMA reforça o papel da universidade na formação de profissionais do direito e no desenvolvimento da sociedade. Representando o reitor da UEMA, professor Walter Canales, a diretora do campus de Grajaú, professora Ana Rita Bezerra, expressou orgulho pela instalação do centro de conciliação na unidade acadêmica. "Este centro atenderá não apenas a comunidade acadêmica, mas toda a população de Grajaú. Além de proporcionar aprendizado prático aos alunos do curso de Direito, permitirá que eles atuem diretamente na resolução de conflitos, aplicando os conhecimentos adquiridos”, declarou.

O desembargador federal da 1ª Região, Roberto Veloso (foto abaixo), ressaltou o valor da conciliação como um instrumento de pacificação social e citou uma reflexão de Jesus Cristo sobre a importância do diálogo antes da intervenção judicial. 

Este centro de conciliação será um espaço fundamental para que as pessoas possam resolver seus litígios de forma célere e eficiente. A justiça não deve ser apenas punitiva, mas um caminho para aliviar angústias e reduzir o sofrimento daqueles que esperam por soluções”, avaliou.

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), juiz Rodrigo Nina, enfatizou a relevância do Cejusc como porta de entrada para um Judiciário mais acessível, um “espaço onde a população pode buscar alternativas para resolver suas questões por meio do diálogo e do consenso”. O magistrado afirmou que o Cejusc permite que as partes participem ativamente da construção de suas soluções, e que seus direitos sejam garantidos de forma ágil e efetiva.

O prefeito de Grajaú, Gilson Guerreiro, celebrou a inauguração do Cejusc como um presente especial, pois o evento coincidiu com seu aniversário. Ele agradeceu ao TJMA e à UEMA pelo compromisso em fortalecer a cidadania e lembrou da importância dos serviços de inclusão e escuta ativa da comunidade, especialmente dos povos indígenas.  

A solenidade contou com a presença do corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos; do diretor do Fórum de Grajaú, juiz Alexandre Magno; da titular da 2ª vara de Grajaú, juíza Myllenne de Melo Moreira; da ouvidora dos povos indígenas, juíza Adriana Chaves; da titular da 1ª vara da família da comarca de Imperatriz, juíza Ana Beatriz; da diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Palácio; da auxiliar da Presidência do TJMA, juíza Tereza Nina; da diretora do curso de Direito da UEMA Grajaú, Lidiane Lopes; secretários municipais; vereadores; além de membros das defensorias públicas da União e do Estado, advogados, professores, estudantes e integrantes da comunidade local.

Acesse o álbum completo de imagens do fotógrafo Ribamar Pinheiro/TJMA

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS