Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA capacita servidores e servidoras em Gestão e Fiscalização de Contratos 

A iniciativa integra a Trilha de Capacitação que visa qualificar profissionais que atuam na elaboração contratual

Publicado em 24 de Mar de 2025, 17h04. Atualizado em 25 de Mar de 2025, 8h50
Por Amanda Campos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) iniciou, nesta segunda-feira (24/3), o Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos segundo a Lei 14.133/21, no Laboratório de Inovação – Toada Lab, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau. 

A iniciativa, com carga horária de 24 horas até esta quarta-feira (26/3), é promovida pela Diretoria Administrativa, por meio da Coordenadoria de Gestão de Contratos. Integra a Trilha de Capacitação, uma iniciativa estratégica voltada para qualificar profissionais que atuam na elaboração contratual nas diversas áreas do órgão.

O curso, ministrado pelo procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Rafael Sérgio de Oliveira, visa capacitar os(as) participantes a atuarem de forma eficaz na gestão e fiscalização de contratos administrativos, garantindo o correto acompanhamento da execução contratual, a aplicação adequada dos recursos públicos e a mitigação de riscos operacionais e legais.

Durante a programação, as servidoras e os servidores serão orientados em relação a diversas temáticas: Contratos Administrativos, da Gestão e Fiscalização do Contrato Administrativo, Responsabilização do Servidor Público, Infrações Administrativas e Noções de Sanções.

APRIMORAMENTO 

O diretor administrativo do TJMA, Rodrigo Valente, que coordena a trilha, ressaltou a importância da capacitação para o aprimoramento contínuo dos servidores e das servidoras que atuam na elaboração e execução de contratos.

“Um dos focos da atual gestão é valorizar sempre as pessoas e capacitá-las. Nesse sentido, a área de contratações passa por todos os setores do tribunal, por isso, a necessidade de aprimoramento contínuo. Esse curso já é o terceiro da trilha, que abordará diversas temáticas. Nessa perspectiva, pretendemos ter contratos fiscalizados e objetos entregues da melhor forma possível para atendermos a prestação de serviços jurisdicionais de maneira eficaz”, pontuou.

Durante a sua explanação, o palestrante Rafael Sérgio de Oliveira destacou que os contratos, hoje, são um importante instrumento de gestão pública e que todos os órgãos públicos, sejam de atividade judicial, sejam de atividade administrativa ou legislativa, possuem diversos contratos, inclusive relacionados a demandas entregues diretamente à população. 

“Fazer bem a gestão desses contratos é imprescindível para fazer boas entregas à sociedade, pois eles envolvem uma série de questões como direitos trabalhistas e segurança de dados das pessoas, inclusive de jurisdicionados. Então essa capacitação é fundamental para que o trabalho do Tribunal seja bem desenvolvido nessa área”, frisou.

A subdiretora da Diretoria da Engenharia, Débora Vilas Boas, considerou a proposta do Tribunal de Justiça do Marnhão interessante para todos os setores que lidam com contratos.

“A iniciativa do Tribunal de Justiça é maravilhosa pois no dia a dia trabalhamos com diversos contratos de áreas diversas e precisamos nos atualizar. Nós, por exemplo, lidamos com contratos de reforma, construção, ampliação, manutenção predial, dentre outras”, afirmou.

TRILHA DE CAPACITAÇÃO

A trilha de capacitação do TJMA prevê uma série de cursos para aprimorar o conhecimento dos servidores sobre os diferentes aspectos da nova legislação. O programa envolve capacitações com os seguintes temas:  


    • Elaboração de Artefatos: Desenvolvimento de documentos como DFD, ETP, Termo de Referência e Mapa de Risco
    • Compra Direta – Contratação por Dispensa ou Inexigibilidade de Licitação: Procedimentos para situações específicas previstas na legislação
    • Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos: Capacitação em monitoramento e gestão de contratos
    • Alterações Contratuais – Estudos Avançados: Abordagem de modificações em contratos administrativos conforme a Lei nº 14.133/2021
    • Processo de Aplicação de Sanções: Análise de penalidades aplicáveis a licitantes e contratados
    • Obras e Serviços de Engenharia: Especificidades relacionadas à contratação de serviços de engenharia

CURRÍCULO DO PALESTRANTE

O palestrante Rafael Sérgio de Oliveira é Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, Mestre em Direito, Pós-Graduado em Direito da Contratação Pública e Especialista em Direito Público. 

Participou do Programa de Intercâmbio Erasmus+, desenvolvendo pesquisa na área de Direito da Contratação Pública na Università degli Studi di Roma - Tor Vergata. 

É procurador federal da Advocacia-Geral da União - AGU, órgão no qual foi Chefe da Divisão de Licitação e Contrato da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS. Atua na consultoria e assessoramento de gestores públicos federais desde 2008.

 

Confira o Álbum de Fotos do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro no Flickr do TJMA


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br 
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS