Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA reforça segurança e estabilidade da rede com nova tecnologia de conexão

A iniciativa melhora desempenho da internet e segurança de dados nas unidades judiciais e administrativas do Maranhão

Publicado em 4 de Out de 2024, 13h30. Atualizado em 5 de Out de 2024, 11h23
Por Danielle Limeira

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, concluiu, no dia 24 de setembro de 2024, a instalação de um segundo circuito de dados e uma camada de segurança adicional em todas as suas unidades judiciais e administrativas.

Esse projeto envolve a implementação de serviços de solução de redundância, através de um sistema de segurança mais avançado, chamado de Firewall de Próxima Geração (NGFW), com a tecnologia SD-WAN integrada. Esse sistema permite que as unidades do TJMA usem diferentes tipos de conexão à internet, melhorando a segurança e a eficiência da rede.

Os serviços de solução de redundância referem-se a medidas que garantem a continuidade do funcionamento da rede de dados do Tribunal, mesmo em caso de falhas em uma das conexões. Isso é feito através da instalação de um segundo circuito de dados, que atua como um "backup" da rede principal. Se uma conexão cair ou apresentar problemas, o segundo circuito entra em ação automaticamente, assegurando que as operações do Tribunal não sejam interrompidas.

Esses serviços são essenciais para manter o acesso aos sistemas judiciais, videoconferências e outras atividades essenciais, minimizando o risco de inatividade ou lentidão.

BENEFÍCIOS

Entre os benefícios da tecnologia SD-WAN, estão: a redução de custos, já que é possível usar diferentes tipos de conexão; melhor desempenho nas operações que utilizam múltiplos links; prioridade para as aplicações mais importantes, garantindo uma navegação mais eficiente.

Essa tecnologia permite combinar vários circuitos de internet, o que garante uma performance melhor e mais estabilidade nas conexões. Com isso, a velocidade de acesso aos sistemas e à internet em geral melhora, além de reduzir problemas de queda de conexão.

Em cada unidade do TJMA, foi instalado um equipamento que, além de utilizar a SD-WAN, também faz o controle e a filtragem dos dados, protegendo a rede de computadores e garantindo uma interconexão segura com os data centers através de uma rede privada virtual (VPN). Esse sistema também possibilita o bloqueio, redirecionamento e controle do tráfego de internet, além de implementar políticas de segurança e uso da rede.

O projeto abrange todas as Comarcas, Fóruns e Unidades Administrativas do TJMA, proporcionando uma rede mais estável e segura, o que melhora a prestação dos serviços judiciais, minimizando os episódios de inoperância, lentidão de acesso aos sistemas utilizados e videoconferências.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
2055 2026

GALERIA DE FOTOS