Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA inaugura Centro de Conciliação na Câmara Municipal de São Luís

A parceria com a Câmara Municipal objetiva aproximar a Justiça da população, e atender às demandas relacionadas às políticas públicas

27/02/2024
Natasha Olenka

Foi inaugurada nesta segunda-feira (26/2) a 25ª unidade dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc´s), localizada na Câmara Municipal de São Luís. A ação é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Câmara de São Luís e visa aproximar a Justiça da população, por meio do atendimento das demandas relacionadas às políticas públicas e outras.

Essa unidade voltada para as políticas públicas contará com a prestação de serviços pré-processuais (sem ação judicial), ou processuais (com ação judicial) de natureza cível e de família, tais como divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, dissolução de união estável, negociações de débitos, pequenas empresas, entre outros.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades: o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten Pereira; o presidente do Nupemec, desembargador José Gonçalo Filho; o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, juiz Marcelo Oka; o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor, e demais autoridades.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, enalteceu o trabalho exercido pelo desembargador Gonçalo Filho à frente do Nupemec e celebrou a inauguração do 25° Cejusc. "Iniciativas como esta contribuem para que o cidadão perceba em seu dia a dia os valores da democracia na boa prestação de serviços públicos", declarou.

A imagem retrata um evento ou cerimônia em um ambiente interno. Várias pessoas estão presentes. Um indivíduo está sentado em uma cadeira de rodas com uma estrutura colorida e rodas grandes. Outras pessoas estão em pé atrás de um pódio transparente, e o desembargador Paulo Velten está fazendo discurso. Três homens vestidos com ternos estão à direita da imagem, aparentemente ouvindo atentamente. No fundo, há banners com cores azul e amarelo, exibindo texto na parede. O piso tem um acabamento semelhante à madeira, e equipamentos que parecem alto-falantes de áudio estão próximos à parede

Em seu discurso, o desembargador José Gonçalo Filho enfatizou a importância do Cejusc em aproximar o Judiciário das pessoas e que o trabalho da conciliação de conflitos é permanente e fundamental para que o litígio termine ou não comece. "Não há questão não conciliável. Todas elas são conciliáveis. Então, precisamos criar essa cultura da conciliação. E esse tem sido o nosso mote aqui, à frente do grupo da conciliação", destacou.

Desembargador José Gonçalo discursa em inauguração do CEjusc da Câmara Muncipal

O presidente da Câmara, vereador Paulo Victor, agradeceu a parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão e reafirmou o compromisso em honrar que a Câmara seja reconhecida pelo seu trabalho diante da sociedade e, com isso, fazer o que é assegurado pela Constituição: oportunizar o acesso aos serviços públicos e a garantia de direitos básicos à população.

A imagem retrata um evento ou cerimônia em um ambiente interno. Várias pessoas estão presentes, com seus rostos obscurecidos para preservar a privacidade. Um indivíduo está sentado em uma cadeira de rodas com uma estrutura colorida e rodas grandes. Outras pessoas estão em pé atrás de um pódio transparente, e uma delas parece estar fazendo um discurso para a audiência. Três homens vestidos com ternos estão à direita da imagem, aparentemente ouvindo atentamente. No fundo, há banners com cores azul e amarelo, exibindo texto na parede. O piso tem um acabamento semelhante à madeira, e equipamentos que parecem alto-falantes de áudio estão próximos à parede.

O Centro será vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka.

A unidade voltada para as políticas públicas contará com a prestação de serviços pré-processuais, sem ação judicial, ou processuais com ação judicial, de natureza cível e de família, tais como divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, dissolução de união estável, negociações de débitos, pequenas empresas, entre outros.

AGENDAMENTO

Para agendar uma audiência, os(as) interessados(as) devem comparecer ao Centro ou preencher formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. 
 
Álbum de Fotos, da fotógrafa Josy Lord, no Flickr do TJMA.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS