Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove ações de aprimoramento da segurança institucional

As medidas buscam promover condições adequadas de segurança no Judiciário Maranhense

22/08/2022
Mirela Nunes

Procedimentos que objetivam aperfeiçoar a segurança de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foram desenvolvidos nos 100 dias de trabalho da atual gestão (2022/2024), por meio da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM/TJMA).

MODERNIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO

Desde 19 de julho, militares que atuam no Poder Judiciário maranhense contam com novo armamento institucional e equipamentos de segurança. Os itens contemplam a meta estratégica de padronização de uniforme e equipamentos, cujo objetivo é consolidar a identidade visual dos agentes de segurança do TJMA.

“A tranquilidade para magistrados e servidores exercerem suas funções com eficácia e resultados positivos, para garantir o bom funcionamento da Justiça Estadual, só é possível com a segurança proporcionada pela Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar", disse o desembargador Paulo Velten, no ato de entrega dos novos aparatos.

Visando o alinhamento dos procedimentos, manuseio e manutenção dos novos equipamentos, os efetivos da segurança institucional do TJMA, passaram por um treinamento teórico e prático, ministrado pelo agente de Polícia Federal, Leonardo Ramos, e pelo Sargento Carlos César, especialista do quadro da DSIGM.

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

A DSIGM, em conjunto com a Supervisão de Prevenção e Combate a Incêndio, Supervisão de Segurança Eletrônica e Divisão de Inteligência, está realizando treinamentos itinerantes em todos os postos de serviço dos agentes de segurança em unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário maranhense.

15 comarcas já foram contempladas, e espera-se que o treinamento seja realizado em todas as unidades da região metropolitana da capital até o final de 2022.

Na capacitação, os instrutores (policiais e bombeiros militares do quadro da DSIGM) repassam os protocolos de segurança existentes e os procedimentos operacionais devidos, com treinamento para a correta utilização dos equipamentos de raio-x, pórtico detectores de metais, uso de extintores de incêndio e outros sistemas de segurança presentes nas unidades.

MELHOR ABORDAGEM

A Diretoria de Segurança Institucional, em parceria com a Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM), ofereceu aos militares que atuam no TJMA e a agentes de segurança pública da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil, a capacitação em “Atuação policial frente a grupos vulneráveis”, ministrado pelo professor Ledervan Cazé.

O curso objetivou aprimorar a abordagem dos efetivos com o público vulnerável (aqueles que por questões ligadas a gênero, idade, condição social, deficiência e orientação sexual, tornam-se mais suscetíveis à violação de seus direitos), que procuram atendimento no Poder Judiciário.

A oportunidade possibilitou aos agentes uma reflexão humanizada acerca dos grupos minoritários, colocando-os como potencializadores da garantia dos direitos desse público.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS