Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove ações de aprimoramento da segurança institucional

As medidas buscam promover condições adequadas de segurança no Judiciário Maranhense

Publicado em 22 de Ago de 2022, 12h01. Atualizado em 22 de Ago de 2022, 15h40
Por Mirela Nunes

Procedimentos que objetivam aperfeiçoar a segurança de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foram desenvolvidos nos 100 dias de trabalho da atual gestão (2022/2024), por meio da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM/TJMA).

MODERNIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO

Desde 19 de julho, militares que atuam no Poder Judiciário maranhense contam com novo armamento institucional e equipamentos de segurança. Os itens contemplam a meta estratégica de padronização de uniforme e equipamentos, cujo objetivo é consolidar a identidade visual dos agentes de segurança do TJMA.

“A tranquilidade para magistrados e servidores exercerem suas funções com eficácia e resultados positivos, para garantir o bom funcionamento da Justiça Estadual, só é possível com a segurança proporcionada pela Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar", disse o desembargador Paulo Velten, no ato de entrega dos novos aparatos.

Visando o alinhamento dos procedimentos, manuseio e manutenção dos novos equipamentos, os efetivos da segurança institucional do TJMA, passaram por um treinamento teórico e prático, ministrado pelo agente de Polícia Federal, Leonardo Ramos, e pelo Sargento Carlos César, especialista do quadro da DSIGM.

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

A DSIGM, em conjunto com a Supervisão de Prevenção e Combate a Incêndio, Supervisão de Segurança Eletrônica e Divisão de Inteligência, está realizando treinamentos itinerantes em todos os postos de serviço dos agentes de segurança em unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário maranhense.

15 comarcas já foram contempladas, e espera-se que o treinamento seja realizado em todas as unidades da região metropolitana da capital até o final de 2022.

Na capacitação, os instrutores (policiais e bombeiros militares do quadro da DSIGM) repassam os protocolos de segurança existentes e os procedimentos operacionais devidos, com treinamento para a correta utilização dos equipamentos de raio-x, pórtico detectores de metais, uso de extintores de incêndio e outros sistemas de segurança presentes nas unidades.

MELHOR ABORDAGEM

A Diretoria de Segurança Institucional, em parceria com a Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM), ofereceu aos militares que atuam no TJMA e a agentes de segurança pública da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil, a capacitação em “Atuação policial frente a grupos vulneráveis”, ministrado pelo professor Ledervan Cazé.

O curso objetivou aprimorar a abordagem dos efetivos com o público vulnerável (aqueles que por questões ligadas a gênero, idade, condição social, deficiência e orientação sexual, tornam-se mais suscetíveis à violação de seus direitos), que procuram atendimento no Poder Judiciário.

A oportunidade possibilitou aos agentes uma reflexão humanizada acerca dos grupos minoritários, colocando-os como potencializadores da garantia dos direitos desse público.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS