Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Divisão Médica do TJMA informa sobre prevenção contra virose da mosca

03/03/2023
Ascom/TJMA

A Divisão Médica do Tribunal de Justiça do Maranhão alerta sobre a chamada “virose da mosca” e indica medidas preventivas contra a enfermidade, também conhecida como Doença Diarreica Aguda. Segundo o órgão, é um nome popular para um grupo de doenças causadas por microrganismos variados (vírus, bactérias ou parasitas) que acometem o trato intestinal.

A associação da Doença Diarreica Aguda ao nome do inseto pode decorrer do fato de que as moscas pousam em áreas contaminadas e, depois, em alimentos, podendo transportar microrganismos que causam a doença.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são: diarreia, náuseas (enjoos), vômitos, dor abdominal e febre. De modo geral, os sintomas melhoram em um curto tempo. A Divisão Médica informa que é importante manter uma ingestão de líquidos adequada e repouso para evitar o risco de desidratação.

PREVENÇÃO

De uma forma geral, o conselho para prevenir doenças diarreicas agudas são: 

 – Lave sempre as mãos com sabão e água limpa, principalmente, antes de preparar ou ingerir alimentos ou após ir ao banheiro;

 – Limpe as superfícies e os utensílios usados na preparação de alimentos;

 – Proteja alimentos e áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guarde os alimentos em recipientes fechados);

 – Evite o consumo de alimentos crus ou mal cozidos;

 – Mantenha a tampa do lixo sempre fechada

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS