Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Parceria da CGJ com universidade em Imperatriz já virtualizou 700 processos judiciais

Publicado em 16 de Mai de 2022, 11h15. Atualizado em 17 de Mai de 2022, 13h54
Por Márcio Rodrigo

Parceria do Poder Judiciário com a universidade CEUMA, Campus Imperatriz, já resultou na migração de 700 processos para o ambiente virtual do Processo Judicial Eletrônico – PJe. Durante visita técnica na Comarca de Imperatriz, no período de 8 a 12 de maio, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, conheceu a Central de Digitalização e Migração para o PJe instalada na universidade.

A Central, instalada em agosto de 2021, conta com a participação de 20 acadêmicos do curso de Direito, que foram selecionados e treinados para operar as duas etapas do processo: digitalização do processo físico e migração para o ambiente virtual.

O local dispõe de computadores, scanners e toda a infraestrutura para realização das tarefas. Nesta primeira fase, os acadêmicos digitalizaram processos oriundos da Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

O corregedor Froz Sobrinho ressaltou que o projeto, piloto, reforça a cooperação interinstitucional tão necessária na atualidade, e confere maior agilidade ao processo de virtualização processual das unidades judiciais em Imperatriz. “Agradecemos a parceria e disponibilidade da universidade em colaborar, de forma decisiva, com o avanço tecnológico do Judiciário e consequentemente, com a melhoria da prestação jurisdicional”, ressaltou.

Para Cláudia Meira Avelar, coordenadora do Curso de Direito, a parceria rende bons frutos tanto para a instituição acadêmica quanto para o Poder Judiciário, visto que além de colaborar com a virtualização dos processos judiciais, se torna uma oportunidade de aprendizado aos estudantes. “Fortalece, de modo permanente, a troca de experiências”, concluiu.

De acordo com o juiz José Jorge Júnior, diretor da CGJ, a iniciativa consolida um elo importante com o meio acadêmico, que influi decisivamente na modernização do Poder Judiciário. “Dessa forma nós contribuímos com a formação dos acadêmicos de Direito, e eles contribuem com a melhoria da prestação da Justiça”, afirmou.

Participaram da visita, o professor José Renato Sucupira, gestor do CEUMA unidade Imperatriz; Lúcio Gusmão, conselheiro educacional do Grupo CEUMA; e as professoras Sandna Noleto, coordenadora geral de Estágio, e Sara Guerra, supervisora de Estágio.

 

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça

asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS