Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Corregedoria intensifica diálogo com a magistratura maranhense

Visita à AMMA reafirma compromisso com a escuta ativa e fortalecimento da magistratura de 1º grau

Publicado em 1 de Ago de 2025, 16h20. Atualizado em 1 de Ago de 2025, 16h14
Por Natasha Olenka

O corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, cumpre agenda de visitas institucionais, intensificando e articulando o diálogo entre as instituições que podem contribuir, direta ou indiretamente, para a promoção de um serviço público de qualidade ao jurisdicionado maranhense. Nesta sexta-feira (1º/8), o desembargador esteve na sede da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e reuniu-se com a Diretoria Executiva da entidade, ocasião em que pôde ouvir os(as) magistrados(as), compartilhar as iniciativas da sua gestão no Biênio 2024-2026 e comentar os avanços na produtividade da Justiça de 1º grau.

Entre as iniciativas destacadas, o Projeto Produtividade Extraordinária e seus eixos estruturantes receberam atenção especial. Mais uma vez, o corregedor-geral enfatizou o apoio recebido da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, que tem possibilitado a execução eficaz das ações propostas pela Corregedoria. “Tudo que nós requisitamos, a Presidência atendeu. O Projeto Produtividade Extraordinária só foi possível graças a esse suporte”, destacou.

Ainda em sua fala, o desembargador José Luiz Almeida valorizou o trabalho e a dedicação de servidores(as) e juízes(as), comprometidos com o propósito de sanear , com esforço e responsabilidade, as listagens de processos prioritários, conscientes de que seu trabalho impacta diretamente a vida de milhares de pessoas.

O presidente da AMMA, juiz Marco Adriano, relembrou a trajetória do desembargador no TJMA e afirmou que a visita representa um gesto de prestígio ao movimento associativo e ao papel que a Associação desempenha na magistratura maranhense. “É uma demonstração do quanto o desembargador acredita na magistratura maranhense, especialmente na de primeiro grau, presente nos municípios do nosso Estado”, afirmou o juiz.

Além disso, o presidente da Associação destacou a presença constante do corregedor-geral nas unidades judiciais do Estado. Em um ano e quatro meses de gestão, o desembargador José Luiz Almeida já visitou mais de 70 comarcas, aproximando-se dos juízes, promovendo o diálogo e conhecendo de perto a realidade de cada unidade judicial do Judiciário maranhense.

O juiz Aureliano Coelho Ferreira ressaltou que a visita à AMMA representa um gesto de compromisso e valorização do corregedor-geral à Justiça de 1º grau do Maranhão.

O juiz Thadeu Melo, diretor financeiro adjunto da AMMA, também destacou o trabalho desenvolvido pela Corregedoria ao longo deste período, ressaltando que os avanços são fruto do comprometimento e da atuação bem direcionada de servidores(as) e juízes(as) engajados em elevar a produtividade e aprimorar a prestação jurisdicional ao cidadão.

Durante a reunião, foi relembrado o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante a última inspeção realizada no Estado, em fevereiro deste ano. Na ocasião, o CNJ reconheceu as boas práticas implementadas pela atual gestão da Corregedoria, entre elas: o Painel de Indicadores, o trabalho do Núcleo de Inteligência e Tecnologia da Informação, o Projeto Produtividade Extraordinária e o acompanhamento de produtividade realizado pela Central de Análise de Desempenho (CAD) da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.

Participaram também da reunião: a juíza Suely de Oliveira dos Santos Feitosa, 1ª vice-presidente da AMMA; a juíza Maria José França Ribeiro, diretora financeira da AMMA; a juíza Isabella de Amorim Parga Martins Lago, secretária-geral da AMMA; o juiz Rômulo Lago e Cruz e o juiz Júlio Prazeres.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS