O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 02 de abril, será celebrado nesta quarta-feira (2) no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). A data tem o objetivo de promover o conhecimento para a inclusão, aceitação e respeito às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
A programação organizada pela Divisão Médica e Odontológica do Fórum traz a palestra “Autismo: conhecer, entender e incluir”, com a psicóloga Isabela Barros e a advogada Roberta Novaes Xenofonte, às 9h, na Sala de Treinamento (primeiro andar). O evento é voltado para magistrados, magistradas servidores, servidoras, funcionárias e funcionários terceirizados profissionais que atuam no órgão.
Isabela Barros é psicóloga infantojuvenil, pós-graduada em habilidades sociais e direitos das pessoas com transtorno do espectro autista. A advogada Roberta Xenofonte é especialista em saúde e também direito das pessoas com TEA.
O dia 2 de abril foi escolhido, no ano de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data procura promover o conhecimento sobre o autismo e a necessidade de apoiar as pessoas com TEA. Este ano, a campanha traz o tema "Informação gera empatia, empatia gera respeito". Por se tratar de uma condição e não uma enfermidade, desde a década de 90 não se usa mais o termo autista, mas sim pessoa com transtorno de espectro autista.
No Fórum de São Luís, a celebração do Dia Mundial integra o projeto “Dire Apoia”, lançado este ano pela diretoria do órgão para promover saúde, segurança e cidadania e bem-estar no ambiente de trabalho. O projeto já apoiou as campanhas Janeiro Branco (conscientização e valorização da saúde mental como prioridade coletiva) e Fevereiro Roxo & Laranja (mês de conscientização sobre a leucemia, fibromialgia, lúpus e alzheimer) e Dia Internacional da Mulher (08 de março).
Acessibilidade – O Fórum Des. Sarney Costa disponibiliza no estacionamento do órgão vaga especial para pessoa com TEA. A comprovação do direito ao uso da vaga deve ser feita com a apresentação do Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência (PDC), emitido pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT). O documento deve ser colocado no interior do veículo de forma visível (painel do carro).
O Estatuto da Pessoa com Deficiência reserva 2% das vagas dos estacionamentos em geral para os veículos que transportem pessoa com deficiência. A lei nº 12.764/2012 considera as pessoas com Transtorno do Espectro Autista como pessoas com deficiência, o que dá a elas o direito de usar essas vagas especiais.
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís