O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo de Governança Fundiária, e a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), realizaram nos dias 29 e 30 de abril de 2025, no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Barreirinhas, o Curso Prático Científico em Regularização Fundiária Urbana (REURB). A capacitação teve como objetivo fortalecer, de forma teórica e prática, a atuação institucional e técnica no âmbito da regularização fundiária.
A formação contou com 116 participantes de diversos municípios maranhenses, como Urbano Santos, Belágua, São Benedito do Rio Preto, Itapecuru e Santo Amaro do Maranhão.
A abertura do curso contou com a presença da diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral; do prefeito de Barreirinhas, Marcus Vinícius Vale Lima; do registrador Renato Madeira Reis; e do secretário municipal de Regularização Fundiária, Gustavo Santos.
O curso reuniu profissionais de diferentes áreas, entre eles advogados, engenheiros civis, arquitetos e urbanistas, técnicos em agrimensura, assistentes sociais, servidores públicos, corretores de imóveis, gestores municipais, procuradores, estudantes universitários, escreventes e tabeliães.
A programação foi conduzida pelo secretário da Comissão de Soluções Fundiárias do TJMA e membro do Núcleo de Governança Fundiária (NGF), Daniel Souza, que ressaltou a estrutura do curso e a importância das práticas de regularização fundiária para a sociedade.
“Apresentamos desde a fase inicial até a fase final da entrega dos títulos de regularização fundiária, passando por todo o processo que envolve essa prática fundamental para a consolidação de direitos e a realização de sonhos”, disse.
Durante exposição no evento, Daniel abordou os seguintes conteúdos:
A capacitação também contou com a participação do técnico agrimensor Seliton Queiroz da Silva, que colaborou com uma exposição prática sobre levantamento topográfico, detalhando o uso de equipamentos como estações totais, drones e GPS de precisão, indispensáveis à execução de projetos de regularização fundiária.
O encerramento do curso contou com apresentações culturais integradas ao projeto Esmam Cultural, reforçando o compromisso do Judiciário maranhense com a formação cidadã e a promoção do direito à moradia digna.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024