Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Tribunais discutem boas práticas e inovação na gestão financeira

Publicado em 31 de Mar de 2025, 15h02. Atualizado em 31 de Mar de 2025, 15h13
Por Ascom/TJMA

O Poder Judiciário de Santa Catarina sediou, na quinta e sexta-feira, 27 e 28/3, o I Encontro de Gestores de Finanças, que contou com a participação de representantes de 21 Tribunais de Justiça do Brasil. O evento teve como propósito aprimorar a administração financeira dos tribunais por meio da troca de experiências, disseminação de práticas bem-sucedidas e desenvolvimento de estratégias inovadoras para otimizar a utilização dos recursos públicos de maneira eficiente e sustentável.
A programação do encontro incluiu painéis e oficinas abordando temas como a ampliação das fontes de receita e a redução de custos operacionais.

Durante a solenidade de abertura, realizada na quinta-feira (27), foi sugerida a criação de um Comitê de Apoio Técnico Financeiro e Orçamentário, um órgão consultivo que será submetido à apreciação do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre).

Entre os destaques do evento, o secretário de Orçamento e Finanças do Tribunal de Justiça do Piauí, Roosevelt Figueiredo, apresentou o Sistema de Orçamento e Finanças por Inteligência Artificial (Sofia). A ferramenta foi desenvolvida para unificar sistemas e fornecer informações estratégicas que auxiliem na tomada de decisões dos gestores. “Nosso intuito é proporcionar suporte para que os dirigentes possam adotar medidas estratégicas fundamentadas em dados precisos”, ressaltou.

O evento encerrou-se na sexta-feira (28), com debates sobre a criação de um sistema nacional para a gestão de depósitos judiciais. Como resultado do encontro, será publicada a Carta de Florianópolis, documento que reunirá as principais deliberações e encaminhamentos acordados entre os tribunais.

O Tribunal de Justiça do Maranhão TJMA) esteve representado por seu coordenador de Finanças, Fernando Marques, que enfatizou a importância do evento para o aprimoramento da gestão financeira. “Este evento proporciona uma oportunidade única para o compartilhamento de experiências bem-sucedidas na área de gerenciamento financeiro. Além disso, fomenta um ambiente compartilhamento entre os tribunais e possibilita a troca de conhecimentos sobre o uso da inteligência artificial na gestão pública, o que certamente contribuirá para decisões mais estratégicas e uma administração cada vez mais eficiente”, avaliou.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS