Durante o ano de 2023, o projeto Conciliação Itinerante, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), atendeu 4.119 pessoas em 35 cidades maranhenses, em dez edições promovidas.
De acordo com dados enviados pela Coordenação de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, foram realizadas 2.381 audiências, com 1.172 acordos entre as partes, que resultaram no montante de R$ 5.976.254,50, além de serviços diversos.
A iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka.
De acordo com o presidente do Nupemec/TJMA, desembargador José Gonçalo Filho, o projeto Conciliação Itinerante reafirma o compromisso do Poder Judiciário em ampliar o acesso da sociedade à Justiça, resolvendo seus conflitos de forma rápida, gratuita e efetiva.
Durante as edições realizadas, a população resolveu diversos conflitos, tais como: divórcio, pensão alimentícia, coleta de material para exame de DNA, guarda de filhos, divisão de bens, problemas de vizinhança, orientações jurídicas, dentre outros.
Todas as audiências foram devidamente conduzidas por conciliadores e conciliadoras do TJMA, com o apoio de servidores e servidoras da Justiça, além de Prefeituras Municipais, do Ministério Público do Estado e da Defensoria Pública.
No ano de 2023, o projeto atendeu as cidades de Vargem Grande, Chapadinha, Urbano Santos, Buriti, Tutóia, Primeira Cruz, Barreirinhas, Santo Amaro, Palmeirândia, Santa Helena, São Bento, Pinheiro, Carolina, Riachão, Balsas, São João do Sóter, Aldeias Altas, Imperatriz, Estreito, Timbiras, Codó, Coroatá, Peritoró, São Mateus, São Pedro da Água Branca, Cidelândia, Brejão, Itinga do Maranhão, Açailândia, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Grajaú, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú e Barra do Corda.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373